ESTUDE NA UNIT
MENU

Como as empresas estão se preparando para a volta do trabalho presencial

Adaptações arquitetônicas e tecnológicas estão entre os itens de preparação para o retorno do trabalho presencial nas empresas em geral

às 20h44
Muitas empresas têm investido em adaptações profundas para a nova realidade do trabalho presencial (Unsplash)
Muitas empresas têm investido em adaptações profundas para a nova realidade do trabalho presencial (Unsplash)
Compartilhe:

Em algum momento, o retorno ao trabalho presencial iria ocorrer em sua totalidade. Com o avanço da imunização contra a Covid-19, essa realidade já se faz presente em muitas empresas, que ao longo dos últimos meses, intensificaram a preparação de seus ambientes para receberem seus colaboradores.

Essas adaptações são mais que necessárias, pois o ambiente deve ser diferente do que era antes da pandemia. Neste sentido, muitas empresas têm investido em adaptações arquitetônicas e tecnológicas, bem como ergonômicas e sociais, para essa nova realidade.

Os espaços devem ser pensados de modo que o distanciamento social seja respeitado. Assim, empresas e seus gestores estão investindo em adequações dos espaços, a exemplo de salas de reuniões, auditórios, e a instalação de acrílicos nos dispositivos e mesas dos escritórios, preservando assim, os protocolos sanitários, e seguindo as orientações de técnicos e especialistas em saúde

A retomada, no entanto, não será apenas de mudanças nas configurações do ambiente de trabalho, mas também no estilo de vida de muitos profissionais que passaram os últimos tempos em home office. Para essas pessoas, haverá todo um processo de rompimento da convivência em tempo integral com familiares e animais de estimação. De olho na saúde emocional desses profissionais, diversas empresas espalhadas pelo país, investiram em acompanhamentos de saúde e bem-estar dos colaboradores.

Neste retorno ao trabalho presencial, outro ponto importante, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), é a ventilação dos ambientes, que juntamente com a limpeza e desinfecção das superfícies, torna o local mais seguro e diminui assim os riscos de infecção pelo novo coronavírus.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: