ESTUDE NA UNIT
MENU

Como armazenar e descartar medicamentos corretamente?

Confira forma ideal de guardar e jogar fora remédios

às 13h18
Compartilhe:

Os medicamentos têm princípios ativos e funções específicas para o organismo. Seus armazenamentos adequados mantêm as substâncias originais e sem alterações, o que faz com que o remédio não perca eficácia e tenha sua ação correta. Mas como armazenar e descartá-lo corretamente?

Existem cuidados especiais que devem ser tomados na hora de armazenar medicamentos. Primeiro, é preciso lembrar de deixá-los sempre na caixa/embalagem, com visualização do lote, da validade e do fabricante. Mantê-los longe dos raios solares e da exposição ao sol é essencial, por isso, armários fechados são as melhores opções. Também é necessário se atentar a temperatura – os remédios são sensíveis ao calor, sendo conservados abaixo de 30°C. A umidade é outro ponto de atenção. 

Entretanto, existem remédios que devem ser conservados na geladeira, por isso, o indicado é sempre consultar a bula e olhar as especificações e recomendações do medicamento. 

Outro ponto importante é sempre manter qualquer tipo de remédio longe de crianças, idosos e pessoas com transtornos mentais, para que não ocorra nenhum acidente.

Já para o descarte adequado, é importante saber que os medicamentos devem ser levados para uma farmácia, onde tem um lixo específico para eles. Jogá-los no lixo, pia ou vaso sanitário prejudicam o meio ambiente e a saúde. Após isso, é essencial limpar os armários onde eles estavam, para que nenhum conteúdo se misture com alimentos e objetos.

Compartilhe: