ESTUDE NA UNIT
MENU

Como aliviar a ansiedade antes de dormir?

Veja técnicas simples e eficazes para dormir melhor

às 13h07
Compartilhe:

O Brasil tem mais de 18 milhões de pessoas que sofrem com o transtorno de ansiedade, de acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Além de nervosismo exagerado e pensamentos negativos, um outro sintoma muito presente em quem tem a doença é a insônia. Por isso, dormir pode se tornar uma tarefa um pouco mais difícil para os ansiosos. Mas algumas técnicas existem para aliviar os sintomas da ansiedade e permitir que o sono seja mais relaxado.

Uma ótima maneira de evitar a ansiedade na hora que se coloca o rosto no travesseiro é evitar o uso de telas (TVs, celulares, computadores, etc.) entre trinta minutos e duas horas antes de ir se deitar. Isso porque a luz azul, emitida por esses aparelhos, desregula a produção da melatonina, o hormônio do sono, deixando o cérebro ainda em estado de alerta. Por isso, ao invés de assistir a um filme ou checar as redes sociais, por exemplo, uma ótima atividade para realizar antes de dormir é a leitura. Ler pode distrair a mente dos problemas que afligem a pessoa ansiosa, além de relaxar e facilitar a produção da melatonina.

Ainda utilizando papel, outra forma de tranquilizar os pensamentos à noite é escrevê-los. Colocar no papel aquilo que você está sentindo, pensando, ou seus medos e emoções ajuda a colocar a mente em ordem (afinal, para escrever, é preciso organizar os pensamentos). Além disso, quando se coloca as preocupações no papel, é mais fácil de visualizá-las e de lidar com elas, além de ajudar a perceber quais aflições são razoáveis (já que a ansiedade distorce os pensamentos) e quais não podem ser resolvidas naquele momento.

Aprender a focar no presente é um terceiro caminho para driblar o bombardeamento de pensamentos. A ansiedade tende a fazer o paciente se preocupar excessivamente com o futuro (seja ele incerto ou não), mesmo quando, no presente, o paciente está tentando dormir. Para isso, meditar ajuda bastante. Seja apenas escutando uma música, ou mesmo praticando alguma meditação guiada, ou realizando simples exercícios de respiração voltados para a ansiedade. Um exemplo de meditação muito utilizado é a meditação de mindfulness, também chamada de atenção plena. Ela é útil para aprender a focar no presente e no ambiente ao seu entorno.

Compartilhe: