Um dos alimentos mais queridos e comercializados pelo público é o chocolate, em suas mais diversas formas. A guloseima faz sucesso durante todo o ano, afinal, quem não gosta de um docinho depois do almoço? Assim como qualquer outro alimento, não deve ser consumido em excesso, mas é possível incluir o chocolate no cardápio diário e ainda garantir benefícios à saúde.
De acordo com o tipo de chocolate, a quantidade de calorias muda, por isso, é importante dar preferência aos tipos meio amargo e amargo. Isso não significa que você não possa consumir os chocolates branco e ao leite, entretanto, é necessário ter moderação pela quantidade de açúcar e calorias presentes. Mas uma coisa é certa, todos eles são capazes de promover o bem estar, afinal, ajudam na liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação.
Os chocolates amargos são aqueles que possuem mais de 50% de cacau em sua composição e são os mais indicados para o consumo diário – até 30g são suficientes para garantir os benefícios. É possível encontrar em sua composição antioxidantes e anti-inflamatórios capazes de melhorar o fluxo sanguíneo, beneficiando a saúde do coração e do cérebro. Além disso, possui estimulantes (cafeína e teobromina) que auxiliam no funcionamento dos músculos cardíacos, cerebrais e ainda fornecem energia para o corpo desempenhar diversas atividades.
Outro ponto interessante do consumo do chocolate é a capacidade de reduzir e regular a pressão arterial, afinal, ocorre o relaxamento das artérias. O chocolate amargo também aumenta a sensação de saciedade, então é uma ótima opção para quem deseja incluí-lo como sobremesa, desde que haja moderação.