ESTUDE NA UNIT
MENU

Clínicas de Psicologia mantém atendimentos virtuais na pandemia

Procura pelos atendimentos aumentou nas clínicas-escolas mantidas pela Unit em Aracaju e Maceió; unidade no Recife deve ser aberta em 2022

às 13h53
Clínica-escola de Psicologia da Unit, em Aracaju
Clínica-escola de Psicologia da Unit, em Aracaju
Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Unit Alagoas, em Maceió
Compartilhe:

Um espaço para acolher e atender os que precisam ou querem enfrentar as questões da própria mente. As unidades do Grupo Tiradentes mantêm, em Aracaju e Maceió, as Clínicas de Psicologia, que dedicam-se aos cuidados com a saúde mental da população e prestam atendimentos acessíveis a todos. O trabalho é realizado por estagiários dos dois últimos períodos do curso, orientados e supervisionados por professores que são psicólogos com formação especializada e experiência clínica. Assim como outros serviços de extensão das unidades, elas se adaptaram às restrições impostas à pandemia e continuam prestando serviços através de consultas e reuniões on-line, voltadas aos pacientes de cada estado (Sergipe e Alagoas, respectivamente). 

Uma terceira clínica de Psicologia será aberta em Recife, sob manutenção do curso de Psicologia da Unit Pernambuco. A previsão é de que ela comece a funcionar em 2022, com a formação das primeiras turmas de alunos dos últimos períodos do curso, habilitados para a  fase de estágio curricular. 

O objetivo do trabalho é promover aos pacientes uma melhor qualidade de vida, contemplando suas dimensões biopsicossociais. Além de acolhimento individual, também existe oferta de atendimento em grupo e familiar. A clínica conta com núcleos de ensino, pesquisa e extensão, nos quais são desenvolvidos muitos projetos gratuitos, pois atendem à comunidade carente. Além disso, por meio de vários convênios firmados com diversas entidades e instituições, são realizadas inúmeras ações inovadoras de trabalho da prática do psicólogo em presídios, escolas, hospitais, entre outros locais.

No ano passado, mesmo com os atendimentos virtuais, o número de pessoas atendidas no segundo semestre foi maior que no primeiro, fazendo com que 2020 fechasse com 920 atendimentos apenas na Clínica de Psicologia da Unit em Aracaju, que funciona desde 2001. “A modalidade online beneficiou tanto os pacientes, que puderam ser atendidos com a mesma qualidade e confiabilidade, de acordo com os preceitos éticos que regem a profissão do psicólogo, como também os nossos alunos, que além da experiência ampla em atendimento presencial vivenciaram ainda o online, seguindo uma tendência do mercado de trabalho”, diz a psicóloga Jamille Figueiredo, preceptora e responsável técnica da Clínica-escola. As consultas na unidade foram retomadas em janeiro deste ano, e acontecem mediante agendamento prévio e o pagamento de uma tarifa social.  

A procura também tem aumentado no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), em Maceió, por causa dos problemas da pandemia. Durante a última abertura de inscrições do ano passado, no mês de agosto, cerca de 300 pessoas se inscreveram para atendimento. “A assistência psicológica tem se mostrado de suma importância nesse momento, tendo em vista as diversas tensões provocadas pela pandemia, tensões que repercutem no cotidiano das pessoas para além da questão da saúde, como trabalho, relacionamentos, estudo e planos para o futuro”, afirma o professor Juliano Almeida, do curso de Psicologia. A unidade realiza atendimentos online e gratuitos. O paciente escolhe o canal de sua preferência no ato da inscrição, e o CPA entra em contato no dia e horário agendado.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: