Inovação é o termo de mudar conceitos e ações em relação à forma de consumo e comportamentos da sociedade. E no mundo tecnológico atual, cada transformação é essencial para o desenvolvimento, criação e novas demandas econômicas e sociais. Existem diversos tipos de inovações e seus exemplos. Confira:
A inovação incremental é aquela que melhora e/ou atualiza algo que já existe. Ela não é de grande risco ou impacto, nem gera mudanças drásticas, mas é uma forma de aperfeiçoar a experiência do consumidor e ainda elevar a posição de uma empresa. Exemplos são as assistentes online de bancos, lojas e sites – é um modelo de nova vivência, com baixo custo e maior performance.
Já a inovação radical é uma mudança total, quando algo é criado de forma original, diferente de tudo que já está no mercado atual. É preciso muito estudo do produto e do consumidor, pois é um risco, e tem como objetivo ser tendência e mudar todas as estruturas pré-existentes. Um exemplo é o serviço de streaming. Antigamente, só existiam fitas cassetes, que evoluíram para DVDs, mas após a criação de plataformas como a Netflix, séries, filmes e documentários se tornaram mais acessíveis.
A inovação disruptiva é parecida com a radical. Ela cria um produto novo, mas vai além – busca romper os padrões já existentes, criando mudanças no modo de consumir e comportamento do consumidor, tudo com a ajuda da tecnologia. Uber é um exemplo. Já existiam carros para transportar clientes, como o táxi, mas a empresa criou um aplicativo, tornando a experiência mais rápida, fácil e com melhor custo.
A inovação aberta busca abrir ideias, negócios e ações para outras empresas, ou seja, fazer parcerias entre instituições e startups, colaborar com processos e fazer mudanças significativas fora do espaço próprio. A Samsung usa esse tipo de modelo, já que ela trabalha com startups para buscar soluções nas áreas de inteligência artificial, mídia e computação.
E a inovação de marca, outro tipo mais específico, busca promover a melhoria e mudança na marca de uma empresa, investindo em visibilidade, criar imagem específica e ainda observar concorrentes. Uma empresa que faz isso é a Coca Cola. Ela sempre deixa credibilidade e foco a partir de suas campanhas publicitárias, realização de promoções e se destaca entre a concorrência.
Ficar de olho nas inovações é importante para estimular a criatividade e compreender o mercado de trabalho e tecnológico atual. Além disso, para o estudante, é uma forma de acompanhar as mudanças e o que está em alta na sua área de formação, o que pode influenciar em decisões de pesquisa, ida em eventos e especializações.