ESTUDE NA UNIT
MENU

Cinco dicas para conseguir o primeiro estágio

A faculdade abre portas para o mercado de trabalho

às 14h15
Compartilhe:

A faculdade é um momento de aprendizados, vivências, ensino e socialização, além disso, também abre portas para o mercado de trabalho, através do estágio. O estagiário aprende a exercer as atividades do seu curso de graduação, aliando teoria e prática. Confira 5 dicas que podem ajudar neste momento:

Para conseguir entrar no primeiro estágio, é necessário organizar o seu currículo. É através dele que o recrutador conhece melhor os candidatos, selecionando os mais compatíveis com a vaga. E não se preocupe com a falta de experiência caso não tenha trabalhos anteriores, o estagiário está para aprender. Então, colocar no documento habilidades, competências, atividades extracurriculares, projetos e intercâmbios são tópicos ideais.

Depois, é hora de pensar no processo seletivo. Caso seja chamado para a entrevista, tenha postura profissional, preze pela pontualidade e informe ao recrutador seus interesses, planos e qualidades, respondendo as perguntas de maneira segura e calma. Se atente também para a vestimenta – é necessário se vestir de maneira adequada ao ambiente de trabalho, seja ele de roupa social ou calça jeans e camiseta, por isso, é importante pesquisar antes.

Saiba quando começar o estágio. Existem cursos em que se pode trabalhar desde o primeiro período, outros, só no terceiro ou quarto, por isso, é necessário conversar com o coordenador. Observar o tempo mínimo e máximo exigido pela empresa também é importante. 

Outro quesito importante é se atualizar na sua área de formação. Fazer cursos, participar de palestras, oficinas, eventos e outras atividades ajudam a levar ao destaque no mercado de trabalho. Tenha como meta se aperfeiçoar sempre.

Além disso, não se esqueça de fazer networking, isto é, conhecer profissionais da sua área em eventos, conversar com professores e até mesmo compartilhar experiências com colegas de sala. Essas são ações que ajudam a conseguir oportunidades no mercado de trabalho.

Compartilhe: