ESTUDE NA UNIT
MENU

Check-up ocular: o que é e quando fazer?

É possível identificar patologias, problemas em estágio inicial, detectar possíveis doenças assintomáticas e prevenir outras

às 14h08
Compartilhe:

Os cuidados com a saúde são essenciais para garantir longevidade, qualidade de vida e prevenir doenças. É comum ouvir que é necessário realizar check-ups periodicamente, realizar exames de sangue e etc. Entretanto, esses exames de rotina não estão restritos apenas ao corpo, sendo necessário, também, realizar periodicamente os check-ups oculares.

Os olhos são alguns dos órgãos mais sensíveis do corpo e merecem atenção especial, afinal, não apenas podem desenvolver problemas como podem indicar enfermidades em outras partes do corpo. O check-up ocular se trata de uma avaliação clínica oftalmológica, onde são realizados exames capazes de analisar as condições dos olhos do paciente. Identificação de erros refrativos (miopia e astigmatismo, por exemplo), aferição da pressão interna do globo ocular e avaliação da parte interna do olho são alguns dos procedimentos realizados.

A partir da avaliação, é possível identificar patologias, problemas em estágio inicial, detectar possíveis doenças assintomáticas e prevenir outras.

O primeiro exame oftalmológico, é realizado ainda nos primeiros dias de vida, o chamado teste do olhinho. E conforme a criança cresce, é indicado que ela faça check-ups oculares uma vez por ano, assim como os adultos que não apresentam problemas de visão. Entretanto, em caso de quem já utiliza óculos, lentes de contato ou apresenta algum quadro oftalmológico, deve fazer check-ups conforme indicação médica.

Compartilhe: