ESTUDE NA UNIT
MENU

Caxumba: o que é e como tratar?

Geralmente, se manifesta na infância e pode ser prevenida com a vacinação

às 10h49
Compartilhe:

Através da vacinação, ainda nos primeiros meses de vida, é possível proteger as crianças de diversos problemas de saúde como, por exemplo, a caxumba. Entre os 12 e 15 meses de vida, as crianças recebem a vacina tetravalente, que protege, também, contra sarampo, rubéola e varicela.

A caxumba, também conhecida como papeira, geralmente se manifesta na infância ou nos meses de inverno e primavera e, dificilmente, ocorre a reinfecção. Se trata de uma doença infecciosa causada pelo vírus da família dos Paramyxovirus. Uma de suas principais características é o inchaço no rosto, causado pela inflamação das glândulas salivares, além disso, os pacientes podem apresentar febre, dor no rosto e na cabeça, dificuldade para engolir, calafrios e fraqueza. Em alguns casos, a meningite pode trazer complicações como a inflamação de testículos, ovários, surdez e meningite.

A doença é altamente contagiosa, sendo transmitida de forma área, através de gotículas de saliva da pessoa infectada. O período de incubação da caxumba varia entre 14 e 25 dias, sendo indicado que a pessoa fique afastada de suas atividades diárias até 9 dias depois do desaparecimento dos sintomas, pois a transmissão ainda pode ocorrer, além disso, todos os objetos contaminados devem ser limpos e desinfectados. 

Não existe um tratamento específico para a caxumba, sendo indicado o repouso e utilização de medicamentos para controlar os sintomas como anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos.

Compartilhe: