ESTUDE NA UNIT
MENU

Bolsas de estudo abrem portas ao ensino superior

Atualmente, estão disponíveis 140 vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni) na Unit-PE. Saiba quais os critérios e depoimentos de quem conseguiu o benefício para realizar sonho e fazer carreira

às 21h14
Compartilhe:

Conseguir uma bolsa – seja total ou parcial – pode ser uma mão na roda e oportunidade para abrir portas a quem deseja ingressar no ensino superior, mas esbarra na questão da renda. Caso de Cinthya Fernandes, aluna do 6° período de Serviço Social da Unit-PE, que conseguiu bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e teve a chance de sonhar e ter a esperança de uma carreira de sucesso. “Ele me fez entrar no ensino superior. Sou negra, pobre e estudante de escola pública, então sabemos que, por mais que haja muitas universidades, o acesso a elas é extremamente excludente para quem não tem condições de pagar, assim como eu”, contou.

O Prouni, do Ministério da Educação, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior. O sistema garante que a ida à faculdade seja cada vez mais igualitária e possível – levando ao aluno à vida estudantil e almejando o papel profissional.

Em relação ao seu objetivo de seguir carreira no curso, Cinthya confia na faculdade e no Programa, além da confiança em si mesma, para vencer os desafios. “O ProUni é um facilitador que possibilitou realizar meu sonho de ser Assistente Social. Em conjunto com isso, me sinto bastante satisfeita com todo o suporte que tenho como bolsista na Unit-PE. Nunca me foi negado nenhum direito como estudante. Sempre me senti acolhida pela coordenação e me sinto bem por estar em um local que preza pelo compromisso e que trabalha com responsabilidade com estudantes como eu”, salientou.

Cinthya é uma dos cerca de 800 alunos já foram contemplados pelo programa, na Unit-PE. Outra beneficiada é Ana Cláudia. Para a aluna de Engenharia Civil do 9° período, a bolsa foi importante pela ajuda ofertada e praticidade de resolver tudo online. Ela entrou após fazer o Enem e, desde então, encontrou seu ambiente ideal. “Após fazer o Enem, me inscrevi para a bolsa desejada e, no primeiro semestre de 2018, entrei na faculdade”, comentou a estudante. Ela ainda aconselha os alunos que queiram tentar uma oportunidade de bolsa: “uma dica que eu dou é que sempre vale a pena tentar e, caso não consiga de primeira, é legal ficar de olho na lista de espera, porque quase perdi minha bolsa sem prestar atenção”, ressaltou Ana.

Oportunidade

O aluno de Enfermagem Valmir Bezerra, que entrou na Unit por transferência no segundo semestre de 2018, fez a adesão ao Programa, levando em conta a ajuda e benefício. Ele fala como é o processo mensal: “É incrível poder estudar sem tirar as mensalidades do próprio bolso. O Governo arca com as mensalidades e todo semestre assinamos o termo do ProUni, onde vem detalhado os valores de cada mensalidade e o valor total do semestre. Eu aconselho que os alunos, ainda que paguem suas mensalidades, busquem uma oportunidade no Enem. Lembro que, na época, eu procurei uma faculdade mais barata porque era o que caberia no orçamento, mas busquei com professores amigos referências de uma faculdade com bons professores e melhor qualidade de ensino”, explicou.

Requisitos

Para concorrer às bolsas integrais, os estudantes comprovam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, enquanto para as parciais (50%), a renda familiar deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Pode participar quem não possui diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. O estudante também não pode ter tirado zero na redação.

 Na Unit-PE, cerca de 800 alunos já foram contemplados pelo programa, ampliando o acesso ao ensino superior. Atualmente, estão disponíveis 140 vagas, nos cursos de Análise e desenvolvimento de sistema, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Psicologia. A inscrição é realizada nos períodos específicos pelo MEC no site do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br/). Alunos que tenham dúvidas sobre o processo, podem entrar em contato pelo e-mail: beneficiospe@unit.br e telefone (81) 99268-4671.

Compartilhe: