ESTUDE NA UNIT
MENU

Bitcoin: o que é

Moeda virtual é muito usada atualmente e ainda é objeto de dúvida para as pessoas

às 17h37
Compartilhe:

Seja na área da comunicação, moradia ou trabalho, é fato que a tecnologia facilita em diversos aspectos. Um exemplo disso é o que foi criado na economia: o bitcoin. Criado especialmente para o universo digital, ele chegou como uma nova escolha de transação financeira. Porém, ele ainda é objeto de dúvida para as pessoas: afinal, o que ele é e o que representa?

O bitcoin é uma moeda digital, a primeira do mundo criada especialmente para esse universo, e ele pode ser usado para o pagamento de produtos, serviços e outros itens, além de estabelecimentos que o aceitem como embolso. Ele não tem qualquer versão física, ou seja, em moeda ou papel, e é inteiramente feito por códigos da internet, sendo chamado de “criptomoeda”.  

Características – A moeda digital é descentralizada, ou seja, não depende de bancos, governos e países, ela existe por si só na rede virtual; ela também é limitada, não é produzida livremente igual cédulas normais, existe um limite: o seu código estabelece que 21 milhões de bitcoins podem ser emitidos. Também tem outras características que diferenciam a criptomoeda: há poucas taxas para transações e qualquer pessoa pode criá-la através de software.

Funcionamento – O bitcoin funciona por meio de uma rede própria chamada blockchain, em que são registradas todas as transações dos seus usuários. A partir da validação, são criados os chamados “blocos de transação”, e a cada 10 minutos, são feitos novos, o que possibilita a inexistência de fraudes – realmente nunca aconteceu desde sua criação. Depois, todo o ganho fica armazenado nas carteiras digitais.

O bitcoin não tem valor definido, mas ele acompanha a taxa do dólar, variando de acordo com a demanda e a procura das pessoas. Sem dúvidas, foi um marco na história da economia e do digital, criando investimentos e outras produções. 

Compartilhe: