ESTUDE NA UNIT
MENU

Bibliotecária da Unit PE, Joana Lima é destaque no Dia Nacional do Livro

Bibliotecária da Unit, a escritora pernambucana Joana Lima fala sobre o lançamento do seu livro ‘Inquebrantável’ e comenta a importância da leitura

às 20h07
Livro ‘Inquebrantável’ da escritora pernambucana Joana Lima. Imagem: Divulgação
Livro ‘Inquebrantável’ da escritora pernambucana Joana Lima. Imagem: Divulgação
Joana Lima, autora do livro 'Inquebrantável'
Compartilhe:

O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil na mesma data, no ano de 1810, localizada no Rio de Janeiro. Hoje a data tem um caráter de incentivo a produção literária e incentivo a leitura.

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro iremos contar a história de uma jovem escritora, que abraça a causa e vive imersa no mundo dos livros, Joana D’arc de Lima, autora do livro ‘Inquebrantável’, publicado recentemente.

A escritora é pernambucana de nascimento e bibliotecária de formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é bibliotecária no Centro Universitário Tiradentes (Unit PE). Ela conta que sempre teve gosto pela literatura e se recorda que desde muito cedo seus melhores passeios eram na livraria, hoje extinta, Livro 7, que já chegou a ser uma das maiores do Brasil e ficava localizada no bairro da Boa Vista, Região central do Recife. O currículo de Joana conta ainda com outras ocupações, como de conselheira no Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região, e professora de Dança, hoje atuando na direção artística.

Filha de mãe professora, pedagoga e psicóloga, acredita que essa vivência pôde construir sua vocação no universo dos livros. 

A obra “Inquebrantável” é o segundo livro de autoria da escritora, de uma vasta produção, ele reúne 60 poemas escritos por ela. As produções para composição do livro iniciaram no ano de  2019, após uma pausa nas produções. Sem muitas expectativas para publicação, com a abertura de um edital para publicação literária, por uma editora paraibana, submeteu e foi aprovado pela a comissão avaliadora.

A publicação ocorreu junto a obra de outro autor pernambucano, Pedro Neri.

Seu primeiro livro “A Verdade de Jô” foi publicado em 2002, de forma independente, sem apoio de editoras, com ajuda da sua mãe. A obra, na época, foi comercializada no colégio que ela estudava na cidade do Recife. Esta obra reunia seus poemas escritos aos 11 anos.

Vida pessoal, trabalho e produção literária equilibradas, bem como lidar com as emoções foram alguns dos desafios que a escritora enfrentou no processo de produção de sua segunda obra. Mas entre dores, Joana conta os sabores das redescobertas e revisitação dos sentimentos ao organizar seus poemas para submissão ao edital, “Foi um processo muito legal revisitar meus pensamentos que me levaram a escrever aqueles poemas. Precisei estabelecer uma lógica para quem vier a fazer uma leitura de quem eu sou através dos meus poemas”.

Um portal mágico que nos permite viajar sentado, é como Joana descreve as sensações da leitura, que abre um mundo de possibilidades na vida das pessoas leitoras, conta que gostaria de mais pessoas imersas na paixão pela literatura e, principalmente, pessoas dispostas a estimular a leitura, “a leitura é, de fato, transformadora”. O incentivo também foi transformador na vida de Joana, sua mãe foi responsável por impulsionar os sonhos na infância, o que resultou em sua primeira publicação.

As informações para acompanhar as obras de Joana e, principalmente, para conferir ‘Inquebrantável’ estão disponíveis em sua página literária no instagram @averdadedejo.

Compartilhe: