A vida e carreira do cantor, compositor e instrumentista pernambucano Alceu Valença ganhou as páginas de um livro biográfico, de autoria do jornalista carioca Julio Moura. A obra, lançada em julho deste ano, traz 562 páginas em versões impressa, digital e audiolivro, fruto de uma parceria da Relicário Produções Culturais e Editoriais com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
A publicação conta a história de mais de 50 anos de trajetória de trabalho de um dos artistas pernambucanos mais renomados do Brasil, que está no mundo da música desde criança, quando convivia com seu avô, poeta e violeiro.
Julio Moura é assessor de imprensa do artista desde 2009 e escreveu o livro com base em intensas pesquisas em jornais e revistas, coletas de depoimentos e acervos de amigos e familiares e de sua vivência com o artista. No decorrer das páginas, o autor apresenta passagens engraçadas, momentos marcantes na vida do cantor e problemas com a ditadura militar até o reconhecimento artístico.
Estas considerações presentes no livro explicam a escolha do nome, “Pelas ruas que andei”, que também é o título de uma das canções mais conhecidas do cantor.