ESTUDE NA UNIT
MENU

Benefícios de ter um animal de estimação 

Relação é benéfica para a saúde mental

às 14h06
Compartilhe:

Não é de hoje que os animais de estimação fazem parte da nossa rotina e trazem, além de cuidados redobrados, muita alegria e felicidade ao ambiente. Mas você sabia que esses bichinhos têm ação eficaz na saúde mental de quem os rodeia? 

Essa relação entre animais de estimação e saúde é um tema que vem sendo estudado pela comunidade científica há um bom tempo. E alguns estudos já mostram que eles podem ajudar a minimizar os sintomas e efeitos da depressão, ansiedade e até mesmo de doenças cardiovasculares. Confira a lista completa 

1.Incentivo às atividades físicas

A pet terapia, especialmente em se tratando de cachorros, é uma boa forma de incentivar a prática de atividade física dos tutores. Ao passear com seus pets, os humanos também se exercitam, mesmo que seja com uma caminhada leve. Com isso, seu cérebro é estimulado a liberar hormônios da felicidade, como endorfina e serotonina. 

2.Redução de risco de doenças cardiovasculares

Este benefício está diretamente relacionado ao ponto acima. Vamos entender: por sair do sedentarismo e se exercitar junto com seu pet, você consegue reduzir significativamente os riscos de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral. De acordo com um estudo publicado pelo Centro de Tecnologias Cardiovasculares da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tutores de animais de estimação apresentam taxas de colesterol e pressão arterial mais baixas. 

3. Combate à solidão

Com a companhia dos animais, a solidão, sentimento de vazio e tristeza dos tutores, principalmente os que moram sozinhos, podem sim ser minimizados e até evitados. E justamente por criar o senso de responsabilidade, o humano terá a noção de que precisa estar ali para cuidar do seu amiguinho. É uma relação mútua. 

4 – Incentivo à socialização

Somos seres sociáveis e, quando nos privamos disso, nossa saúde mental pode ficar comprometida. Ao entrar em ação, um pet pode incentivar-nos a sair mais de casa e a interagir com outros tutores que também estão passeando com seus animais.

5 – Redução dos estresse

Chegar em casa depois de um dia estressante de trabalho e se deparar com serzinho peludinho, fofinho, saltitante e cheio de amor pra dar faz parecer que todos os problemas foram embora, não é mesmo? E é isso mesmo. Os pets têm a capacidade de aliviar o estresse e promover o sentimento de bem-estar, o que faz muito bem para a nossa saúde mental.

6 – Controle da depressão

Pessoas que sofrem de depressão podem apresentar melhoria significativa no quadro de tristeza profunda com a ajuda de animais de estimação. A convivência com os pets ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de estimular a ação de neurotransmissores responsáveis por fazer com que a gente se sinta mais alegre. 

Mas vale a pena ressaltar que a pet terapia não deve substituir a psicoterapia e, em alguns casos, o uso de medicamentos para tratar a depressão. Por isso, procure sempre um especialista. 

7 – Desenvolvimento infantil

E por último, destacamos que a convivência com pets também é benéfica para a saúde mental das crianças. Gatos e cachorros, por exemplo, servem como aliados para o desenvolvimento neurológico e comportamental dos pequenos. Eles as ajudam a criar o senso de responsabilidade, dando a elas um propósito para preencher o tempo vago e aprender sobre o impacto de suas ações nos outros seres à sua volta, fortalecendo a autoconfiança e a autoestima.

Compartilhe: