Ao escolher uma carreira, o objetivo principal é a realização profissional. Mas na vida profissional, nem sempre as expectativas e idealizações são alcançadas, o que pode gerar frustrações e o sentimento de falha.
O autoconhecimento é o primeiro passo no desenvolvimento da carreira. É uma característica que diz respeito ao conhecimento que a pessoa tem sobre si mesma, buscando identificar quais são as características mais marcantes, os gostos, as inclinações, os padrões de comportamento e os sentimentos vivenciados por ela.
Algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo de reflexão são: “Como eu ajo? O que me faz feliz? O que os outros pensam sobre mim? Quais são meus pontos fortes e fracos? Que marca quero deixar no mundo?”
Além de se autoconhecer, é importante escutar quem já tem conhecimento sobre determinado assunto, praticando, assim, a troca de experiências. Conversar com profissionais da área que deseja seguir ou até mesmo com amigos e familiares sobre as diversas possibilidades e experiências é algo que não deve ser descartado. A internet, com seus diversos conteúdos e experiências, é outra também uma importante ferramenta.
Portanto, se autoconhecer e trocar experiências acerca das inúmeras possibilidades existentes na área profissional que você pretende ingressar são essenciais para te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.