A pandemia mexeu muita coisa. Mudou rotina e alterou planos futuros, quem antes tinha aulas apenas presencial, hoje conta com aula remotas, como o da estudante de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), componente do Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit PE, Ivy Gonçalves, que precisou adiar, para março do ano que vem, o estágio de um mês na Itália. Ela está no sétimo período do curso e foi selecionada em um sorteio da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), uma entidade reconhecida mundialmente como de representação de todos os estudantes de medicina do Brasil. Ivy concorreu com alunos de outras instituições do país.
Durante 30 dias, vai poder experimentar situações práticas em uma unidade de saúde, tendo acompanhamento profissional. A vontade dela é poder conhecer a área cirúrgica e aprender procedimentos reais em alguma das áreas: ginecologia e obstetrícia, ortopedia, clínica médica e traumatologia. Essa prática vai antecipar e substituir disciplina do final do curso e agregar novos conhecimentos.
No dia a dia, a estudante de Medicina vai precisar do inglês, língua que ela já fala e tem certificado. Mas precisa entender o italiano. Nem que seja um básico. Afinal, vai precisar se comunicar com outras pessoas lá. Por isso, já começou a ter aulas com um professor, via plataforma.
Enquanto esse dia de embarcar não chega, ela continua seus estudos, através de aulas remotas e aprendendo novas situações na área da saúde. “Tivemos aula de reabilitação e entendemos que várias especialidades precisam trabalhar em conjunto para enfrentar essa pandemia e melhor reabilitar o paciente”, completa Ivy.