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Aulas online: condutas equivocadas resultam em processos disciplinares

Situações constrangedoras em aulas online trazem enormes prejuízos e processos disciplinares têm sido abertos em maior número nas universidades

às 14h47
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Um ambiente virtual dedicado ao aprendizado, à continuidade das aulas presenciais que tiveram que ser adaptadas em razão da pandemia, comprometido pela conduta, no mínimo equivocada, de alunos mal intencionados. Assim, o ambiente das aulas online tem sido palco cada vez mais frequente de diversas situações, que vão do constrangimento ao atentado violento ao pudor.

O episódio mais recente registrado ocorreu no dia 16 de abril durante uma aula online do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na ocasião, a única câmera que estava aberta, além daquela usada pela professora para transmitir conhecimento, era a de um dos alunos, que em determinado momento exibiu cenas de sexo, as quais foram vistas pela turma e pela mestre, que, diante do constrangimento, disse: “Não sei o que eu faço numa situação dessas. A única câmera ligada eu acho que é a câmera que não deveria estar ligada. É constrangedor, evidentemente. A gente está gravando, inclusive”. A UFSC classificou o episódio como ‘lamentável’ e abriu um processo disciplinar contra o estudante.

De acordo com a professora Vladya Lira, docente do curso de Psicologia do Centro  Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), vários aspectos devem ser observados em relação à conduta adequada a ser adotada por alunos e professores nas aulas online. Afinal, mesmo que virtual, o ambiente deve preservar todos os elementos que colaboram para o aprendizado e a troca de conhecimento.

“As aulas remotas me parecem um desafio, tanto para os docentes, como para os discentes. Fomos surpreendidos da ‘noite para dia’ como sendo essa a única forma segura de continuarmos investindo em nossa vida profissional em meio a esse período pandêmico”, destaca.

Ainda de acordo com a professora, saímos de um ambiente ‘seguro’ comum a todos nós como a sala de aula, para um ambiente monitorado, ‘vigiado’ por todos docentes, discentes e instituições. 

“Apesar disso, o que condutas como essa de desrespeito ao ambiente acadêmico nos mostram, mesmo sendo esse ambiente virtual, é muitos acabam esquecendo preceitos simples, os quais dizem respeito ao cuidado consigo e com os outros, que por meio de atitudes desrespeitosas e conflitivas, acabam por prejudicar a convivência e o andamento das atividades educacionais daquele grupo, que está reunido em uma aula online. Vale ressaltar, que mesmo antes da pandemia, diversas situações em sala de aula já se mostravam desafiadoras e geravam muito desconforto a alunos e professores”, finaliza.

Asscom | Grupo Tiradentes

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