O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, deu mais um passo importante dentro do seu projeto de fomento à pesquisa. No dia 23 de agosto, aconteceu a Aula Inaugural da primeira turma do programa Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação. A ocasião especial reuniu a comunidade acadêmica para celebrar a conquista e os coordenadores do Dinter, Prof.º Dr. Alexandre Meneses Chagas e a Prof.ª Dra. Valéria Oliveira, detalharam informações curriculares e acadêmicas para os novos doutorandos.
“Esse momento está sendo celebrado com muita alegria e entusiasmo. Contamos com a participação de convidados, pesquisadores, professores de outras instituições que ressaltaram a importância da pesquisa em Educação e sobre o Fazer Docente”, explicou a professora Valéria Oliveira, coordenadora do Dinter.
Dentre os convidados que participaram da discussão estão o professor Dr. Ernandes Rodrigues do Nascimento e a Professora Dra. Sannya Fernanda Rodrigues. Ernandes é pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, e é professor de universidades no Brasil, nos EUA e em Portugal. Já Sannya é mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, em Portugal, professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociências e Afetividade.
“O programa é de excelência 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o objetivo é que possamos formar doutores em Educação para agir no mercado do Recife e para que eles possam compreender quais são as necessidades do mercado, quais são as tecnologias que podem impactar no fazer no docente e quais são as metodologias que impactam no processo de ensino e aprendizagem. Então, é um marco importante”, celebrou o professor Alexandre Meneses Chagas, também coordenador do Dinter.
A doutoranda Josaline Chaves afirmou que a expectativa é de interação. “O que eu mais espero desse programa é uma troca de conhecimentos muito interessante, visto que eu venho da Universidade do Estado da Bahia e, dessa forma, vamos unir dois estados, duas culturas. Assim, vou poder levar para os meus alunos as contribuições que Pernambuco tem para a Bahia”, finalizou.
Sobre o Dinter
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) do Dinter tem o objetivo de desenvolver pesquisas avançadas dentro da área educacional, a fim de encontrar soluções para problemas estruturais, com ênfase na educação brasileira. Os doutorandos produzem conhecimentos com uma estrutura de ensino e pesquisa de alta tecnologia, com orientação de um corpo docente conceituado, em uma instituição de ensino superior que preza pela socialização desses conhecimentos.
O público-alvo do Dinter são mestres em Educação, ou em outras áreas do conhecimento, desde que sejam, comprovadamente, docentes em alguma instituição de ensino superior, atuando na área de educação, ou dedicados à pesquisa na área. Os futuros doutores se dividem em duas linhas de pesquisa:
– Educação e Comunicação – Estudo da relação entre Educação e Comunicação a partir dos processos midiáticos, com foco nas políticas de comunicação e Educação, nas diversas possibilidades de construção do conhecimento mediadas pelas linguagens, tecnologias digitais de informação e comunicação.
– Educação e Formação Docente – Articula pesquisas no campo da Educação, produzindo conhecimento nos contextos sociais, filosóficos, políticos, econômicos e históricos relacionados com o desenvolvimento do comportamento humano, com destaque para as discussões sobre as práticas docentes e os processos de aprendizagem.