ESTUDE NA UNIT
MENU

As principais metodologias de aprendizagem para ampliar o conhecimento

Confira as cinco principais técnicas que tornam o aluno protagonista

às 14h59
Principais metodologias de aprendizagem
Principais metodologias de aprendizagem
Compartilhe:

Na hora de ensinar e aprender um conteúdo, existem diversas formas de aprendizagem. Elas podem ajudar na fixação, no desenvolvimento e no entendimento de assuntos, teorias ou práticas. Confira as cinco principais metodologias ativas que podem ser usadas em salas de aula e promovem conhecimento e independência:

As metodologias ativas são técnicas pedagógicas que buscam colocar o aluno como protagonista, de modo que ele desenvolva suas habilidades e aprendizagem, ampliando também a relação entre eles e seus professores. Através disso, o ensino pode ser mais detalhado, com interação, dinâmicas e independência – tudo isso prepara o estudante não só para a vida acadêmica, mas também para a profissional e pessoal. 

Tipos de metodologias

Um exemplo de metodologia é a Gamificação – nela, são usados jogos em sala de aula para aumentar a interação, o pensamento lúdico e o interesse dos estudantes, assim, eles aprendem de forma divertida e com maior engajamento. Existe também o Ensino Híbrido – combinando aula presencial e à distância (online). Dessa forma os alunos conseguem variar a rotina, participando em dois ambientes, usando ainda mais o virtual para o aprendizado, com uso de ferramentas de vídeo e imagem no computador ou celular.

Outra metodologia é a Sala de aula invertida. Os alunos conseguem ser mais ativos, pontuando opiniões, discussões e propiciando debates, além dele ser mais protagonista no ambiente escolar/acadêmico. Seminários e Discussões também é um método que está incluído na lista: através dele, analisando o tema passado pelo professor,  os estudantes conseguem expor opiniões e argumentar com a classe. 

A quinta é a Aprendizagem baseada em problemas – nela, o professor apresenta um problema e os alunos tentam achar soluções, podendo usar ferramentas diversas, como livros e tecnologia. O intuito é promover discussões e conhecimento.

Benefícios

As metodologias de aprendizagem apresentam diversos benefícios, e o principal é a de ajudar o aluno a desenvolver diversas habilidades e competências. Através delas, são proporcionados maior conhecimento, estímulo ao pensamento crítico de forma coletiva e individual, motivação para aprender, mais interação e engajamento, resolução de problemas e desenvolvimento de confiança, responsabilidade e autonomia. 

Compartilhe: