Ter uma boa noite de sono é fundamental não apenas para a saúde mas, também, para conseguir ter energia e disposição suficientes no dia seguinte e realizar as atividades. Entretanto, em alguns momentos da vida ou de forma crônica, algumas pessoas podem apresentar problemas conhecidos como distúrbios do sono, isto é, mudanças na rotina do sono que afetam a saúde.
Um dos distúrbios mais comuns, que tem o ronco alto como uma forte característica, é a apneia obstrutiva do sono. As pessoas nessa condição apresentam paradas respiratórias de segundos ou minutos enquanto dormem, causadas por bloqueios nas vias aéreas. Assim, a oxigenação do cérebro e do corpo diminui, podendo causar diversos problemas ao organismo, além da presença de sonolência durante o dia, arritmias cardíacas, sensação de sufocamento durante o sono, irritabilidade e dores de cabeça matinais.
Existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da apneia obstrutiva do sono, como a obesidade, tabagismo, alcoolismo e medicamentos calmantes utilizados para dormir. É possível tratar com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, a depender do caso, envolvendo pneumologistas, fonoaudiólogos e nutricionistas, quando é necessário perder peso.