ESTUDE NA UNIT
MENU

Aos dois anos, Tiradentes Innovation Center é sucesso no ramo das startups

O centro de inovação do Grupo Tiradentes visa resolver problemas educacionais, desenvolver novas tecnologias e criar uma cultura empreendedora

às 13h00
Em dois anos de criação, o Tiradentes Innovation Center desenvolveu mais de 600 ações voltadas à educação e capacitação, alem de fomentar startups e projetos (Acervo/Grupo Tiradentes)
Em dois anos de criação, o Tiradentes Innovation Center desenvolveu mais de 600 ações voltadas à educação e capacitação, alem de fomentar startups e projetos (Acervo/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

O Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação do Grupo Tiradentes, completou dois anos neste dia 25 de outubro e, desde o início, constitui-se como um espaço que estimula a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na sociedade. É por meio de um benchmarking que ele busca melhorar as futuras práticas educacionais e profissionais, alcançando assim um melhor desempenho no mercado.

Segundo o professor Domingos Sávio Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center, o centro não concebe apenas projetos inovadores, mas cria projetos de inovação e parte do princípio de se concentrar e transmitir informações para atrair pessoas, empresas, instituições que queiram ajudar e pensar em soluções para os problemas atuais da educação, sejam eles de ordem local, regional ou nacional. 

“O Tiradentes Innovation Center vem com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo, criatividade, inovação, cultura maker e uso das tecnologias na educação. A pandemia chegou como um grande desafio, então o próprio Centro de Inovação se adapta para o momento que estávamos passando. Tivemos uma participação grande na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com 7.509 itens produzidos e doados por nosso Espaço Maker para o enfrentamento da COVID-19”, exemplifica. O professor conta que o objetivo é chegar até o final do ano com 15 startups desenvolvidas e acompanhadas pelo TIC. 

Uma das ações de destaque neste tempo de existência do centro foi a criação do Observatório da Educação Tiradentes (Obet), que reúne professores e pesquisadores da área de educação para o desenvolvimento de estudos e soluções para os desafios do setor no Brasil e no Nordeste. “É um espaço em que buscamos discutir problemáticas e dificuldades, de forma que o Tiradentes Innovation Center, traz propostas de soluções para os problemas que surgem, ligados a vários temas como salas híbridas, um centro de formação de professores para novas tecnologias, um centro de pesquisa de tecnologias educacionais, etc. A proposta é ser uma incubadora de startups interligadas, que venham resolver problemas da educação, de modo a pensar o futuro da sala de aula e em como  esses espaços vão interagir dentro desse processo”, explica.

Balanço

Nestes dois anos de existência, o TIC desenvolve e acompanha 12 startups, realizou mais de 600 eventos, cursos, reuniões e atividades online. Nas redes sociais, o projeto do GT tem mais 3200 seguidores e tem mais de 16 mil visualizações no YouTube, tem 28 eventos transmitidos nesta mesma plataforma e realizou a capacitação de mais de 820 professores pelo Google for Education, tem 120 projetos desenvolvidos por estudantes do Fab Lab, e mais de mil participantes nos cursos, com média de 84% de aprovação em todas atividades desenvolvidas. Em 2019, o centro de inovação ganhou um prêmio da Associação de Gestores de Tecnologia da Informação, na categoria Projeto do Ano. 

“O nosso espaço maker foi credenciado internacionalmente ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) onde fazemos parte do Fab-Lab, um projeto que conta com vários países do mundo unidos, buscando usar a cultura maker para desenvolver projetos de forma colaborativa e criativa na construção de projetos. Quando alguém chega com a ideia, sai com um produto desenvolvido dentro do nosso espaço maker”, destaca o coordenador de marketing e produtos educacionais do Tiradentes Innovation Center, Leonardo Sales, ressaltando “o sentimento de orgulho e de gratidão por todos aqueles que acreditam na nossa missão de conectar pessoas e instituições para fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo na área educacional”.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: