ESTUDE NA UNIT
MENU

Animais de estimação reduzem a sensação de solidão, segundo estudo

Ter um animal traz conforto e companhia

às 14h02
Relaxed smiling girl playing with her fluffy cat. Indoor shot of amazing lady holding pet.
Relaxed smiling girl playing with her fluffy cat. Indoor shot of amazing lady holding pet.
Compartilhe:

Uma pesquisa realizada na Universidade de Sydney, na Austrália, revelou que ter um animal de estimação reduz a sensação de solidão. Isso porque a presença deles – seja gato, cachorro, peixe ou pássaros – são companhia constante dentro de casa e da rotina de seus donos. 

O estudo ainda disse que alguns tipos de animais de estimação promovem a interação social – já que alguns necessitam de passeios frequentes na rua. Isso faz com que o dono do bicho conheça vizinhos, faça amizades e conheça pessoas novas nas imediações do seu bairro.

Os animais conseguem ser carinhosos, fiéis, companheiros e amigos, por isso, é possível reduzir a sensação de solidão. Eles também proporcionam sentimentos como amor, afeto e confiança. Inclusive, o contato com os bichos faz a liberação da endorfina acontecer – a substância responsável pelo bem-estar e a felicidade. 

Para ter um animal, é preciso se atentar para alguns detalhes: ter um ambiente adequado, organização financeira, atenção e paciência são critérios essenciais. Também é necessário saber que a rotina irá mudar, assim como as atividades do dia-a-dia, já que o bichinho precisa de cuidados e companhia.

Compartilhe: