ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Medicina desenvolvem projeto para atender público LGBTQIA+

Atendimento é feito em conjunto com outros profissionais e estudos de casos são debatidos em tutorias da instituição de ensino

às 14h55
Compartilhe:

Dentro da saúde pública, alguns grupos precisam de um cuidado particular, como idosos, negros, LGBTQIA+ e outros. Quando essa especificidade não ocorre, acaba-se construindo uma barreira nessas pessoas para buscar atendimento e orientação de saúde. A partir dessa consciência, alunos de Medicina desenvolveram um projeto para atender público LGBTQIA+.

Os alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits) – que integra o grupo Tiradentes, mantenedora da Unit-PE – criou um projeto de extensão para atender o Ambulatório LGBT de Jaboatão dos Guararapes, componente da rede SUS do município. No ambulatório, atualmente, são oferecidos serviços para a comunidade de consultas, testes rápidos para IST, como HIV/AIDS, e orientações de modo geral. O local é considerado como um dos poucos a ter esse tipo de acolhimento em Pernambuco.

O atendimento dos alunos é realizado em conjunto com profissionais da unidade, e quando há necessidade de algum tratamento específico, o paciente é encaminhado para uma unidade de referência. É muito importante esse tipo de acompanhamento, pois a barreira que existe entre a saúde e o público LGBTQIA+ trazem riscos, como automedicação, tratamentos inadequados e/ou tardios, além das questões psicológicas, emocionais e sociais.

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE TIRADENTES (Laesc-Fits)

Os estudantes que compõem a liga, vão além do atendimento, apenas. Eles implementaram três frentes de trabalho para o projeto de extensão, a primeira é a divulgação da unidade de saúde no município para a população, que não tem conhecimento.

A segunda é a sensibilização dos profissionais de saúde do ambulatório, através de rodas de conversa, para que desenvolvam cada vez mais um atendimento humanizado aos pacientes. Buscam dessa forma entender as necessidades e, assim, promover uma abordagem mais adequada.

E a terceira, levar essa vivência para prática para dentro da sala de aula, contribuindo para a formação dos demais alunos da instituição, no que tange os cuidados e a promoção à saúde desse público.

“Queremos agregar mais saúde e orientação à coletividade”, ressalta Diego Reis, um dos integrantes da Liga Acadêmica da Fits.

#Serviço:

O Ambulatório LGBT Jaboatão fica na Rua Domingos Sávio, 119. Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Informações: (81) 99937.3535 ou popnegralgbtjaboatao@gmail.com

Compartilhe: