ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Arquitetura e Urbanismo conhecem vida e obra de Delmiro Gouveia

A palestra aconteceu em virtude dos 100 anos da morte de Delmiro Gouveia, responsável por desenvolvimento cultural e fomento ao turismo industrial no Nordeste brasileiro

às 14h57
Compartilhe:

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNIT participaram da exposição “Delmiro  Gouveia: 100 Anos da Morte do Precursor da Industrialização no Nordeste”. A palestra foi realizada pelo professor Evandro Duarte de Sá em parceria com estudantes do curso de Administração com o objetivo de divulgar um projeto de Extensão que organizará uma exposição sobre a vida e a obra do alagoense.

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, polêmico magnata brasileiro que criou e administrou empreendimentos arrojados nos estados de Pernambuco e Alagoas, os quais hoje constituem verdadeiros legados arquitetônicos, históricos e culturais.

Uma de suas maiores realizações foi, em 1899, o Mercado do Derby, considerado o primeiro Shopping Center da América Latina. O Complexo do mercado do Derby, que possuía a novidade da iluminação elétrica, proporcionava ao povo do Recife ter contato com o que havia de mais moderno no mundo da época.

“Fazer com que a sociedade atual rememore ou conheça a história e as realizações empreendedoras de Delmiro Gouveia constitui-se em um fator muito importante para a projeção do futuro ao disponibilizar ao público um importante instrumento de conhecimento”, afirma Evandro de Sá.

A exposição gerou a proposta de construção de uma maquete do Mercado do Derby pelos estudantes de Arquitetura da UNIT e a disposição para auxiliar na organização de uma exposição itinerante sobre a vida e a obra do empreendedor Delmiro Gouveia.

Compartilhe: