“Se você não estiver se divertindo ao aprender algo, você está no lugar errado”. Foi com essa provocação que Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, ratificou a importância de gostar do que se faz e deixou claro que as organizações estão mudando e valorizando, cada vez mais, o capital humano.
A palestra do especialista, que também é colaborador da CESAR School e coordenador de Ciência e Inovação da Joy/ PROZ Educação, fez parte da Aula de Integração com as turmas do 1° período do Embarque Digital, na qual alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unit-PE estiveram presentes.
O evento aconteceu no dia 10 de outubro, no Cais do Sertão, e a palestra de Luciano Meira foi voltada para novas práticas em educação num processo de inovação. Ele explicou as três maiores qualidades buscadas pelas grandes organizações: Design Mindset, habilidade em Novas Mídias e Inteligência Social. Ele acrescentou ainda como o profissional pode desenvolver essas qualidades, por meio de engajamento lúdico (fun), formação de comunidades (friends) e informação qualificada (feedback). “Hoje podemos ver uma transformação nas grandes corporações, onde a comunicação é horizontal. As hierarquias não devem fazer parte dessa realidade”, explicou.
A programação contou ainda com palestra de Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, na qual foi traçado um breve panorama do Parque, que atualmente embarca 365 empresas, com cerca de 17 mil funcionários.
Para Lucas Costa, aluno do curso de ADS da Unit-PE, a tarde foi muito proveitosa. “Achei muito legal. É a minha primeira palestra e pude entender como funciona o Embarque e os laboratórios. Além disso, ficou muito claro que nosso futuro pode ser muito promissor, se utilizarmos todas as ferramentas que nos foram dadas”.