ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da Unit-PE firmam compromisso com atividades científicas

Solenidade marcou vínculo dos estudantes com iniciativas extracurriculares

às 17h45
Compartilhe:

No dia 16 de maio, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — promoveu a Solenidade de Inserção Acadêmica e Científica. Organizado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), o evento teve como objetivo reunir estudantes vinculados a atividades de extensão, monitoria e iniciação científica, para a assinatura formal de seus termos de compromisso, além da apresentação do Projeto Rondon 2024.

A solenidade teve início com uma acolhida feita pelo reitor da Unit-PE, prof° Diogo Galvão. Em seguida, Joana D’Arc de Lima, – aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da instituição e vinculada ao Projeto Rondon -, falou sobre a importância da ação. O Projeto Rondon – Velho Chico 2024 é coordenado pelo Ministério da Defesa, conta com estudantes e professores da Unit-PE selecionados e tem o intuito de desenvolver iniciativas para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população.

Houve ainda palestra com o tema “Papo Universitário: Engajamento Acadêmico como diferencial  na formação”, apresentada por Valéria Oliveira, coordenadora do Doutorado Interinstitucional (Dinter). Em sua fala, a professora tratou da importância da realização de atividades extracurriculares, inclusive para se obter uma formação integral. O coordenador da COPEX, Mário Gouveia, fez a leitura de uma carta aberta aos alunos. Em seu discurso, explicou a importância da Coordenação e das atividades extracurriculares para os estudantes, além de ressaltar a relevância do Projeto Rondon. “Fomos a única instituição de Pernambuco aprovada para executar, no próximo mês de julho, o mais importante projeto de extensão que existe no país. Vamos levar uma missão de oito estudantes e dois professores para formar agentes multiplicadores em práticas relacionadas à saúde, educação, direitos humanos, justiça e cultura para comunidades do município de Terra Nova, Sertão Pernambucano”, disse o presidente da COPEX.

Por fim, os alunos foram chamados individualmente para assinar o livro de ouro, firmando seus compromissos com as atividades de monitoria, extensão, iniciação científica e com a própria Unit-PE. “Esperamos que estes estudantes possam efetivamente vivenciar ricas experiências, contribuindo assim para o próprio crescimento e para o crescimento institucional”, afirma Mário.

Hadassa Rodrigues, estudante do 2º período de Enfermagem, foi uma das alunas que firmou esse vínculo. Participante da extensão, ela faz parte de um projeto sobre hanseníase e pretende alcançar muitas vidas com as informações da pesquisa. “O objetivo é a sociedade entender mais sobre os sintomas e o diagnóstico, porque geralmente quem desenvolve hanseníase não presta muita atenção nesses detalhes”, conta. Hadassa, que sempre foi engajada academicamente, tem grandes expectativas para essa nova atividade. “Eu quero muito ver os frutos desse projeto, ver que os indivíduos foram alcançados e que a minha meta, de trazer educação em saúde para as pessoas, foi alcançada”, finaliza.

Compartilhe: