ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da Unit-PE festejam formatura no projeto Embarque Digital

Solenidade aconteceu no dia 20 de fevereiro, no Bairro do Recife

às 17h17
Compartilhe:

Gabriel Araújo tem 22 anos e é o primeiro da família a se formar em uma faculdade. Ele é aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e faz parte da primeira turma de formados do Embarque Digital, projeto social desenvolvido pelo Porto Digital e Prefeitura do Recife, que teve cerimônia de formatura realizada no Mirante do Paço, no Bairro do Recife. A Unit-PE é uma das parceiras da iniciativa e a noite do dia 20 de fevereiro vai ficar marcada na memória dos alunos da instituição, pois se inicia a vida profissional de todos eles.

Muitos já estão trabalhando. Um deles é o próprio Gabriel que atua há dois anos em uma consultoria de São Paulo, confirmando o alto grau de empregabilidade na área de tecnologia. Dos 134 alunos de várias instituições que se formaram ontem, 60% já está atuando no mercado. “Sempre tive o sonho de ser programador e também era o sonho da minha família. Comecei a estagiar logo no início do curso e depois fui efetivado”, explica.

Alegria também para a formanda Daniella Ribeiro, de 20 anos e também aluna de ADS da Unit-PE. Desde cedo, ela se interessava pela área, que é majoritariamente masculina, mas mesmo assim, nunca desistiu e estimula outras mulheres a começar. “É preciso estudar bastante, não só na faculdade, mas fazer cursos extras também. Além disso, é bom estudar Inglês e desenvolver habilidades interpessoais”, acrescenta.

Além de Gabriel e Daniella, outros alunos da Unit-PE receberam o certificado de conclusão do curso. São eles: Alan Ramos, Breno da Silva, Daniel da Rocha, Tiout Novaes e Wellington Marcolino da Silva.

O reitor da Unit-PE, Diogo Galvão, reitera o sentimento de trabalho cumprido. “Para nós, é um momento muito importante porque somos parceiros do Porto Digital desde o início. Criamos toda a estrutura do nosso curso junto com a equipe deles e, hoje, o projeto dá oportunidades nessa área tão importante para o mercado. É uma felicidade imensa fazer parte desse processo e saber que ajudamos a construir essa história”.

Arthur Filgueiras, pró-reitor de Marketing, Relacionamento e Vendas da Unit-PE, explica que o evento foi um momento de coroação. “Temos um compromisso com a responsabilidade social e também de formar e oferecer mão de obra qualificada para o setor. Isso traz impacto na economia da cidade e, acima de tudo, impacta a vida desses jovens e de suas famílias. Temos muito orgulho de fazer parte de tudo isso”.

Já para o coordenador do curso de ADS, Arlindo Correia, a solenidade representou o fechamento de um ciclo. “É muito bom ver o crescimento desses alunos, pois acompanhamos as várias etapas até a inserção no mercado de trabalho”.

A cerimônia de formatura contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos. Ele afirmou que ontem foi o dia mais feliz de sua vida pública. “O Embarque Digital é uma das iniciativas mais perfeitas que eu já tive oportunidade de ver. Eu desafio qualquer outra cidade do Brasil a formar uma turma de ensino superior e, no dia da formatura, ter mais da metade com carteira assinada. Então o que era um sonho, hoje é uma realidade e daqui para frente vai ser ainda melhor”.

Ainda estiveram presentes o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio; e o cientista e professor idealizador do Porto Digital, Silvio Meira.    

Embarque Digital forma capital humano especializado  

O Embarque Digital, parceria entre a Prefeitura do Recife, Porto Digital e instituições de ensino superior, é um programa educacional que busca formar capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação. Para isso, promove a formação em nível superior para os cursos (Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas) presenciais de graduação tecnólogo, com duração de dois anos e seis meses.

É destinado apenas para estudantes egressos de escolas públicas e tem política de cotas de 50% das vagas para estudantes negros e pardos.

Compartilhe: