ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da saúde do Grupo Tiradentes podem antecipar colação de grau

Nova portaria do MEC simplifica processo para estudantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. Interessados devem cumprir requisitos

às 18h32
Compartilhe:

Alunos da área de saúde do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e da Faculdade Tiradentes (Fits) poderão antecipar a colação de grau para poder contribuir no combate ao coronavírus. A medida atende a portaria Nº 383 do Ministério da Educação, que autoriza instituições de ensino superior no país a adiantarem a colação de grau de alunos devidamente matriculados no último período dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, durante o período de pandemia. A norma foi publicada nesta segunda-feira (13/04), no Diário Oficial da União.

“Cumprindo nosso papel social, vamos seguir diretrizes da portaria e disponibilizar a antecipação da colação de grau aos alunos que tiverem cumprido os requisitos”, adianta o pro-reitor acadêmico da Unit-PE, Diogo Galvão.

Critérios – Podem solicitar a antecipação de colação de grau na instituição de ensino somente os alunos devidamente matriculados no último período dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Mas isso se já tiver cumprido carga horária igual ou superior a 75% do internato médico ou estágio supervisionado, além de ter concluído todas as disciplinas. Também é preciso ter finalizado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de comprovar todas as horas das atividades complementares e estar regularizada a situação no ENADE 2019.

Tecnologia para levar aula

Em paralelo, nesse período de pandemia, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e a Faculdade Tiradentes (Fits) passaram a realizar aulas pela internet para levar conteúdo aos alunos. Em duas semanas, utilizando a tecnologia como aliada, as duas instituições de ensino já perceberam freqüência de até 100%, em alguns cursos, nesse ambiente virtual. Na prática, são criadas várias salas virtuais de todos os cursos, ao mesmo tempo e nos três turnos, e alunos e professores, de suas residências, se comunicam em tempo real, como se fosse uma sala física.

É possível ainda criar salas virtuais menores para atividades em grupo, tudo coordenado e monitorado. O acervo digital da biblioteca também é disponibilizado. Já as aulas práticas e estágios foram prorrogados e serão retomados quando forem permitidos pelos órgãos competentes.

Compartilhe: