“Acreditamos veementemente que, quando transformamos a vida de uma pessoa, mudamos, com ela, o mundo”. Com essa premissa, Deygles Valença, fundador e líder do Projeto Casulo, começou em 2018 a iniciativa que cresce cada vez mais e impulsiona jovens estudantes ao caminho do crescimento pessoal e educação empreendedora. As ações são realizadas através de três programas – o Entrando em Cena, que desenvolve conhecimentos sobre o mundo dos negócios; o Metamorfose, que utiliza ferramentas de coaching para estimular o autoconhecimento; e a Escola de Jovens Líderes, promovendo dez encontros que oferecem mentoria e preparação para o mercado de trabalho.
Atuando em escolas públicas e particulares, a equipe do projeto age nesses ambientes para a formação, capacitação e encorajamento de jovens estudantes que estão iniciando o ensino médio e/ou o começo da vida universitária, ou seja, encaminhando para a vida adulta. Sempre com a ideia de incentivar e melhorar cada vez mais a perspectiva desses alunos, o Casulo faz parceria com o Porto Social do Recife – casa dos projetos sociais. “Temos uma metodologia com a comunidade que faz com que os estudantes aprendam na prática, gerando reflexão e mudança de mentalidade, despertando protagonismo juvenil e transformando jovens em líderes”, ressaltou.
Equipe e participação
Diego Ananias, estudante de Administração da Unit-PE, encontrou no Casulo uma forma de ajudar a comunidade e ao mesmo tempo colocar em prática conceitos já estudados. De forma voluntária no projeto desde junho deste ano, as ações o ajudaram a ver o mundo de forma diferente, além de manter contato com um time de sonhadores. “Entrei para ajudar no planejamento e no marketing e acredito que, por ser um projeto com o objetivo de alcançar jovens que estão em vulnerabilidade social, o Casulo tem um grande potencial de ajuda-los a encontrar qualificação profissional adequada, com metodologia simples e prática”, afirmou Diego.
A equipe, que conta com três participantes, Deygles Valença, Thiago Costa e Diego Ananias, recebem o apoio de pessoas que se interessam pelo projeto, além de voluntários que ajudam com desenvolvimento, planejamento e realização das ações. Atualmente, no período pandêmico, a iniciativa está totalmente online, com oficinas e cursos ministrados ao vivo, geralmente divulgados para inscrição pela plataforma Sympla. “Um dos principais movimentos da pandemia foi o Qualifica Jovem Digital, onde conseguimos alcançar mais de 7.000 jovens e ajudá-los a se prepararem para a vida, mercado de trabalho e empreendedorismo”, contou o estudante.
História
A ideia do Projeto Casulo nasceu quando o idealizador, Deygles, foi selecionado para participar de um programa da Fundação Estudar – comunidade que seleciona, apoia e reúne jovens de alto potencial com oferecimento de bolsas de estudos – e, nele, teve o desafio de planejar uma ação. “Me inspirei na seguinte frase: a lagarta e a borboleta são a mesma pessoa em fases diferentes, porém, entre uma fase e outra, existe o casulo. Foi assim que surgiu o nome do projeto. Neste mesmo ano, em 2018, o Casulo recebeu um certificado de honra ao mérito pelo impacto causado nas escolas públicas, por meio da palestra Sonhar Grande, o que todo sonhador precisa entender”, contou Deygles.
Divulgação
Com planos de reforçar a equipe, o projeto terá em breve site, canal no Youtube e a plataforma digital de cursos e mentorias. As novidades e ações são divulgadas pelo Instagram (@casulo.educacional). “O crescimento do Casulo é muito importante. Nós conseguimos fazer a ponte entre os jovens e o mercado de trabalho através da qualificação profissional. Vale ressaltar que, atualmente, os jovens nem-nem, isto é, que nem estudam e nem trabalham, representam 29,3% do total, e ter um projeto que possa atingir este público é muito importante para o momento em que vivemos”, ressaltou Diego.