As alunas do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — Beatriz Lins, de Psicologia, e Joana D’arc, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), vão participar de um debate sobre extensão no dia 14 de agosto. As duas participaram da Operação Velho Chico, do Projeto Rondon, no mês de julho, e vão contar sobre a experiência que tiveram. O bate-papo, que acontece na Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), para o curso técnico em Biblioteconomia, será mediado por Mário Gouveia, gestor da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unit-PE, e pelo professor Jonatas Duda, da ETEPAC, e será transmitido ao vivo pelo YouTube, a partir das 19h.
O debate terá como tema “Do somos, do som, do eco: ações culturais em espaços de educação não-formal”, e as duas estudantes vão expor as atividades que realizaram na Operação, na cidade de Terra Nova, sertão de Pernambuco. “Nossa missão é falar mais sobre uma das oficinas ofertadas no Projeto Rondon, intitulada ‘Patrimônios em Jogo: Inventário de Bens Culturais’, que é uma ferramenta lúdico-didática para sensibilização dos cursistas quanto à importância de identificar, valorizar e preservar bens culturais materiais e imateriais como elemento de construção da identidade local”, explica Joana. Ela, além de aluna de ADS, também é bibliotecária da Unit-PE.
Oficinas
Joana D’arc explica como funciona a oficina, que é composta por quatro fases. “Na primeira parte, acontece uma roda de conversa sobre identidade cultural, memória e bens culturais, onde o facilitador compartilha com os cursistas conhecimentos relacionados a esses conceitos e suas relações com a educação patrimonial. No segundo momento, os cursistas são convidados a realizar um inventário de bens culturais imateriais e um mapa mental de seu município ou região, tratando, depois, de ilustrar cada um dos bens identificados em folhas de papel A4”, detalha.
“Na terceira parte da oficina, os cursistas organizam cada uma das ilustrações em um formato de trilha, que deverá ser percorrida como um jogo de tabuleiro, onde os participantes se movem à medida que lançam um dado (também fabricado neste momento da oficina). Na última parte da oficina, os cursistas se dividem em dois grupos e testam a eficácia do jogo”, complementa.
O Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial, coordenada pelo Ministério da Defesa, que visa impulsionar a cidadania nos estudantes universitários e empregar soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. A Operação Velho Chico reuniu diversas instituições de ensino superior do país, que atuaram em municípios do sertão pernambucano. No mês de julho, dois docentes e oito discentes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Enfermagem, Odontologia e Psicologia da Unit-PE partiram para Terra Nova para organizarem ações que promovem o bem-estar social da população local e oferecem condições propícias para a sua promoção socioeducacional. A Unit-PE foi a única instituição de ensino superior do estado de Pernambuco a ser selecionada para o Programa.