ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunas egressas de Enfermagem da Unit PE são aprovadas em residência

Formadas no semestre letivo de 2021.2, as enfermeiras foram aprovadas concorrendo com candidatos de todo o país

às 18h50
Hospital Agamenon Magalhães, centro de referência em atendimento obstétrico de alta complexidade
Hospital Agamenon Magalhães, centro de referência em atendimento obstétrico de alta complexidade
Compartilhe:

Recém formadas pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit PE), as enfermeiras Patrícia Brito, Polyana Maccoy e Pâmela Tays foram aprovadas para residência em unidades de referência em saúde do estado de Pernambuco. As egressas passarão pelo ciclo de avançado de especialização durante 2 anos, com carga horária de 60 horas semanais, sendo 80% da grade curricular dedicada a experiências práticas e 20% aos estudos teóricos.

Para Patrícia, a experiência prática será no Hospital Regional Jesus Nazareno, localizado na cidade de Caruaru e na maternidade FUSAM, ambos vinculados a  Escola do Governo de Saúde Pública em Pernambuco (ESPPE), referência no estado em formação de profissionais para atuar na rede do SUS.  “A especialização proporciona um leque de oportunidades aos residentes, além de concursos na área com um salário diferenciado. Eu pretendo empreender, e a autonomia e a criatividade da Enfermagem Obstétrica são caminhos para o empreendedorismo”, afirma a ex-aluna da Unit.

Polyana conta que, assim que se formou, fez questão de realizar a colação de grau para emitir rapidamente a carteira do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN), já com o intuito de atuar na área e de olho no processo seletivo para a residência. A enfermeira também irá se especializar em Enfermagem Obstetrícia, dando plantões de 12 horas diárias, de segunda  a sábado, no Hospital Agamenon Magalhães, um centro de referência em atendimento obstétrico de alta complexidade. Na unidade são realizados mais de 4 mil atendimentos ao mês.

A ex-aluna Pâmela foi aprovada para residência em Hematologia e Hemoterapia, área da saúde responsável por estudos, diagnósticos e tratamentos de doenças hematológicas. O HEMOPE (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) será a unidade de práticas da residente. A organização com fins científico, educacional e assistência é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde.

A especialização

A Residência em Enfermagem é uma modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu ofertada pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pela  Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), destinada aos enfermeiros a título de especialização. A residência em Enfermagem Obstetrícia (EO) tem um recente crescimento considerando os ganhos da categoria no que diz respeito ao aperfeiçoamento de técnicas e cobertura de procedimentos, tanto quanto na autonomia da assistência ao pré natal, parto e puerpério.

Já a especialização em Hematologia e Hemoterapia tem uma baixa oferta de profissionais com a qualificação. Com o ingresso dos novos residentes, a expectativa é de um reforço para o sistema de saúde.

Após a conclusão do ciclo de residência, as enfermeiras poderão atuar em unidades de pronto socorro, unidades terciárias, como hospitais que oferecem serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e centros de urgência e emergência, e ou quaternárias de atendimentos, correspondentes a detecção de indivíduos em risco de intervenções, diagnósticas e/ou terapêuticas, excessivas para protegê-los.

Compartilhe: