Juliana Bispo e Marília Gabriella, estudantes do 3º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — participaram como mentoras do Hack Pela Inclusão, realizado no Compaz do Ibura, nos dias 19 e 20 de outubro. O evento é um hackathon, espécie de maratona que tem o objetivo de pensar em soluções inovadoras para um problema, e teve como foco a inclusão e a acessibilidade. As alunas ajudaram os competidores com ideias e sugestões, uma experiência que foi importante para a formação das duas jovens.
O Prof. M.e. Clóves Rocha, docente dos cursos de tecnologia da Unit-PE, foi quem apresentou o Hack Pela Inclusão para as estudantes Juliana e Marília, que nunca haviam participado dessa modalidade de evento e decidiram se inscrever. “Sempre gostei de explorar novas experiências e essa foi uma oportunidade única!”, comenta Juliana.
Hackathon na periferia
“Esse foi o primeiro hackathon de periferia, criado dentro de um planejamento estratégico do Porto Digital. O próprio presidente do PD, Pierre Lucena, fala sobre a importância de levar a inclusão para as periferias. A gente sabe que a nossa guerra, com a arca de educação, é contra o crime organizado, tráfico e tantas outras coisas que atrapalham a vida dos nossos jovens. Então, de 14 a 24 anos, é a faixa com que estou trabalhando e atuando fortemente para engajar, motivar, promover, conectar, inspirar e transformar esses estudantes”, conta Clóves, professor da Unit-PE.
Experiências anteriores
Apesar de estreantes como mentoras na modalidade hackathon, as duas estudantes da Unit-PE levaram bagagem de outros eventos para o Hack Pela Inclusão. Juliana já havia atuado em projetos, em eventos como Mangue.bit e outros do Porto Digital. “Desenvolvi habilidades empreendedoras e ganhei experiência em pitches e plano de negócios, o que me ajudou a mentorar com mais confiança no hackathon”, avalia. A estudante vai atuar também na edição de 2024 do REC’n’Play. Marília, também já havia participado de eventos de inovação, mas não em projetos. “Participei de forma passiva, assistindo a palestras no Campus Party Nordeste, REC’n’Play de 2022 e 2023, Recife Data Saturday, mas nunca havia sido mentora”, comemora.
Contribuições na mentoria
Com formação técnica em Computação Gráfica, com foco em Design, Marília teve facilidade em ajudar os maratonistas durante o Hack Pela Inclusão. “Minhas principais atividades foram passar em cada grupo sondando as dificuldades na área de Design. Ajudei a usar a ferramenta Figma, na criação de botões; e na escolha de fontes e cores”, detalha. “Como mentora, minha principal função foi orientar os grupos de maratonistas, oferecendo suporte em áreas como usabilidade, plano de negócios e pitch. Receber, ao final do evento, o feedback positivo dos participantes me deixou muito motivada, satisfeita e muito empolgada para seguir por esse caminho”, narra Juliana.
Escolha pelo curso e futuro
Formada em Nutrição pela UFPE, Juliana decidiu mudar de carreira ao observar as oportunidades da área de tecnologia. “Tem me proporcionado um grande crescimento profissional e pessoal em pouco tempo, visto tudo que já alcancei em menos de dois anos de curso. Acho que isso é o que mais gosto no curso, além de todo networking e amizades já construídas nesse tempo”, comenta. Além disso, a estudante tem o sonho de morar fora do país e vê esse desejo cada vez mais próximo graças à Unit-PE. “Fui aprovada no ProMAI (Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional) e irei cursar o próximo semestre da minha graduação em Portugal”, conta.
Marília entrou no curso de ADS por não conseguir oportunidades de emprego como Técnica em Computação Gráfica, por falta de experiência. “Foi quando eu estava em busca de oportunidades que visualizei no Instagram um post sobre o Programa Embarque Digital, e me interessou muito essa proposta do Porto Digital em parceria com a Prefeitura do Recife. Dentro do curso, o que mais gosto e tem sido meu foco é a área de Front-End e Design UI/UX porque é um complemento a minha outra formação”, diz.