ESTUDE NA UNIT
MENU

Afasia: entenda a condição

O distúrbio de linguagem traz prejuízos à comunicação dos pacientes

às 11h50
Compartilhe:

O cérebro humano exerce diversas funções, uma delas é a capacidade da linguagem.  Porém, ela pode ser comprometida total ou parcialmente por conta de lesões cerebrais, AVCs, traumatismos cranianos e, até mesmo, o crescimento de tumores, acarretando em um distúrbio de linguagem chamado afasia.

Nessa condição, os pacientes perdem a capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita, por exemplo, tendo dificuldades de leitura, trocando palavras ou fonemas, emitindo frases mais curtas ou sem sentido, e até mesmo, sem entender o que outras pessoas dizem, de forma total ou parcial.

É possível diagnosticar através de exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética, além disso, podem ser utilizados testes neuropsicológicos que avaliam a leitura, escrita, capacidade de compreensão e nomeação, fluência da fala e capacidade de repetição. Quando confirmada a afasia, é importante que o tratamento seja iniciado de forma rápida, afinal. De acordo com a gravidade e causa do problema, é possível tratar através da fonoterapia.

Compartilhe: