ESTUDE NA UNIT
MENU

Academia x Crossfit: qual escolher?

Atividades físicas têm ações e propósitos diferentes

às 14h11
Academia e Crossfit são diferentes
Academia e Crossfit são diferentes
Compartilhe:

Na hora de fazer uma atividade física, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual escolher. Atualmente existem várias opções de baixo impacto, como o pilates, e grande impacto, como a corrida. Mas uma das maiores questões é sobre academia e crossfit. Afinal, as duas opções têm diferença? 

Academia – Na academia, o foco é a musculação. Uma série de exercícios que busca levar ao fortalecimento e a resistência, além de desenvolver regiões específicas do corpo. Cada máquina, pesos, série de treinos e movimentos é voltada para um grupo muscular distinto, dividido entre superiores – como braço, bíceps e peito – e inferiores – perna e glúteos. É recomendado fazer o esporte quem busca ganhar massa muscular e óssea, reduzir o nível de gordura do corpo e ter uma preparação física para esportes.

Crossfit – O crossfit tem aulas de 45 minutos voltadas para o corpo de uma forma geral, sem divisões de grupos musculares. Todos os exercícios são de alto impacto, feitos em equipe – o foco é estimular a união dos participantes e o trabalho em conjunto. No local, existem treinos variados, que podem ser feitos entre 3 a cinco vezes na semana, com aeróbicos, ginástica, corrida e levantamento de peso. É recomendado para quem quer queimar calorias, ganhar mobilidade e aptidão física. 

Para escolher entre os dois, é preciso analisar a individualidade, preferência e objetivo de cada pessoa. Se o que é procurado são exercícios de alto impacto, com bastante movimentação, queima de calorias e melhora nas articulações, o crossfit pode ser ideal. Já se o desejado é uma rotina mais equilibrada, com ritmo próprio e maior descanso, com aumento da massa muscular, a academia é o local. 

É válido fazer uma aula experimental. Academias e espaços de crossfit costumam oferecê-la: nela, é possível conhecer o espaço e os exercícios. Experimentando os dois ambientes e seus respectivos treinos, a decisão pode ser melhor tomada. Procurar a opinião dos praticantes de cada um dos esportes também pode ser determinante.

Compartilhe: