ESTUDE NA UNIT
MENU

A presença do Grupo Tiradentes na América do Norte

Além de firmar parcerias com quatro universidades do Canadá e dos Estados Unidos, o Grupo Tiradentes se faz presente na região com o Tiradentes Institute, em Boston

às 22h26
Compartilhe:

Chegando à América do Norte, vamos conhecer as instituições parceiras do Grupo Tiradentes nos Estados Unidos e no Canadá. Aqui vai um destaque muito especial: é lá onde fica o Tiradentes Institute, braço internacional do Grupo, sediado em Boston, estado de Massachusetts (EUA). Ele surgiu em 15 de dezembro de 2017, a partir de uma parceria firmada dois anos antes entre o Grupo Tiradentes e a University of Massachusetts Boston (UMass Boston). O objetivo foi criar uma base de apoio e espaço de produção de conhecimento na região da Nova Inglaterra, a mais tradicional região americana quando o assunto é ensino superior. 

Trata-se do primeiro instituto criado por uma universidade privada brasileira nos Estados Unidos. Sua proposta é promover um intercâmbio de conhecimentos entre as duas instituições, através do desenvolvimento de pesquisas, da mobilidade estudantil e da troca de conhecimento científico, atitudes fundamentais na qualificação e capacitação de profissionais para enfrentar os desafios do mundo globalizado. Além desse intercâmbio, sobretudo entre pesquisadores, o Tiradentes Institute oferece uma série de programas acadêmicos e executivos nas grandes áreas as quais atua: Educação, Saúde e Criatividade e Inovação.

Entre os programas, estão o Embaixadores Tiradentes, o Clinical Experience Abroad, o Tiradentes Solutions e o Global Education Lab, que permitem a ida de alunos, professores e pesquisadores das instituições do grupo para um período de estudos e de vivências em Boston. Os projetos dão ainda a chance de aperfeiçoar a fluência em outras línguas estrangeiras, o que também é oferecido pelo Language Programs, programa de cursos de inglês de curta duração presenciais em Boston no período das férias de verão e inverno para alunos e colaboradores Tiradentes, com instrutores nativos. 

Agora, você vai conhecer as instituições parceiras do Grupo Tiradentes nos Estados Unidos e no Canadá:

University of Massachusetts Boston

Fundada em 1964, a UMass Boston é uma das cinco universidades que integram a University of Massachusetts, um sistema público de ensino superior existente desde 1863 e que tem suas outras unidades instaladas em outras quatro cidades do estado de Massachusetts. A instituição é conhecida como uma universidade voltada à pesquisa e focada na excelência de seus trabalhos. Suas 10 faculdades oferecem mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação, incluindo os melhores programas em enfermagem, negócios e políticas públicas. Sua população estudantil é bastante diversa, com alunos de mais de 140 países diferentes, que aprendem a ver os problemas de diferentes perspectivas.

A UMass Boston é reconhecida publicamente como uma das melhores do Nordeste americano. Alguns de seus valores são criatividade, descoberta, sustentabilidade e comprometimento urbano, já que a instituição fica em um dos principais centros universitários e urbanos do mundo. Aos 390 anos, e conhecida como “Atenas da América”, a cidade de Boston tem muitos pontos históricos e turísticos como o Public Garden, a Charles Street e a Longfellow Bridge, além do Massachusetts Institute Technology (MIT). 

MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Ele também fica em Boston e está entre as principais referências mundiais de educação, ciência, tecnologia e inovação. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts foi criado em 1861, sob a forma de universidade politécnica, e tem, entre seus ex-alunos, mais de 80 ganhadores do Prêmio Nobel. Além de desenvolver conhecimento de ponta, ele também tem uma forte cultura voltada ao empreendedorismo e à livre iniciativa dos estudantes, principalmente com a criação de startups. A instituição tem um programa especial voltado ao Brasil, que promove e facilita um intercâmbio entre estudantes e pesquisadores do próprio MIT com os de instituições brasileiras. Uma delas é o Grupo Tiradentes, com quem o instituto mantém parceria desde 2018.

Medaille College

Fundada em 1937, é uma faculdade privada que estimula o estudante a partir da prática e observação profissional. Com cursos distribuídos em seis grandes programas acadêmicos, a instituição passou a crescer consideravelmente a partir dos anos 1970, quando a quantidade de alunos começou a aumentar. Hoje, ela é conhecida por seus sistemas de entrega flexíveis e uma população estudantil diversificada. O Medaille College fica em Buffalo, a segunda maior cidade do estado de Nova York, e também um excelente local para vivenciar a cultura americana, arte e esporte. Ainda é sede do Madeille Mavericks, clube que mantém renomadas equipes nas ligas universitárias americanas de hóquei, basquete, vôlei, natação e futebol, entre outros esportes. 

Lakehead University

Fundada em 1965 e com campi nas cidades de Orillia e Thunder Bay, província de Ontário (Canadá), a Lakehead University conta com 10 departamentos, mais de 2 mil funcionários e 8.680 alunos. A universidade pública, voltada principalmente à pesquisa, se orgulha de ser inovadora e promover uma experiência universitária prática e transformadora. Foi eleita por quatro anos consecutivos a melhor universidade de pesquisa no Canadá e se orgulha de oferecer turmas pequenas que impulsionam o aprendizado individualizado, além de cultivar uma forte integração com as comunidades locais.

Lembramos que o aluno interessado em participar destas parcerias deve ingressar no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), cujo edital é reaberto a cada semestre. Primeiro, ele deve consultar o site da instituição parceira para conhecer melhor o local, o perfil dela e os cursos que são ofertados. Em seguida, ele deve procurar a Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade, para buscar orientações. Só é ofertada a possibilidade de mobilidade para os cursos em comum e eles variam entre as instituições. 

Dúvidas e informações estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br. Na próxima matéria, mostraremos outras instituições parceiras do Grupo Tiradentes na Ásia e na África.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: