ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do debate na vida acadêmica

Ação beneficia alunos e leva ao desenvolvimento

às 13h36
A importância do debate na vida acadêmica
A importância do debate na vida acadêmica
Compartilhe:

O debate é uma prática em diversos cenários: escolas, faculdades, trabalho e até em reuniões informais e encontros com família e amigos. Na vida acadêmica, ele pode proporcionar muitos benefícios, auxiliando na formação pessoal de cada estudante e levando ao crescimento em várias áreas.

Debate é quando um mediador – no caso da sala de aula, o professor – propõe um tema e ele vira alvo de discussão por parte dos estudantes. Cada um apresenta sua opinião e eles discutem fatores, objetivos e podem chegar a uma conclusão ou não. Os assuntos são diversos e fazem parte de diferentes áreas: saúde, cultura, economia, educação e política, por exemplo.

Importância

A prática é importante na vida acadêmica porque leva ao pensamento crítico, reflexão, desenvolvimento de ideias, melhorias na fala, no discurso e na apresentação, ajuda na organização e promove o engajamento. Através dele, é possível conhecer sobre diversos temas, realidades, pensamentos e culturas, ou seja, as atividades e ideias vão além dos muros da faculdade. 

Preparo

Um bom debate deve ter organização, respeito e engajamento. Por isso, é ideal escolher um tema que renda boas discussões, preparar um regulamento – com tempo, regras de respostas e comportamento. E ainda dividir os alunos em grupos, com diferentes pontos de vista; incentivar a pesquisa de informações, para que os argumentos sejam válidos e diversos, e, na hora da fala, saber escutar todos os lados e respeitar as posições de cada estudante. 

Compartilhe: