A história da vacina começou no século XVIII, e, desde então, vem transformando vidas com saúde e segurança. A partir dela, muitas doenças foram erradicadas ou saíram da zona de risco, e várias pessoas conseguiram viver mais. A importância da vacinação é imensa, porque traz diversos benefícios.
A vacina nada mais é do que estimular o organismo a produzir anticorpos. Através da introdução do agente causador ou de outras substâncias que façam o corpo ativar o sistema imunológico, assim, se a doença infectar uma pessoa, ela já terá a proteção necessária. Atualmente, existem várias e para diversas condições, como tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, hepatite e febre amarela.
Pandemia
A pandemia foi o período em que mais se viu a importância da vacinação: com vacinas como Pfizer, CoronaVac e Jansen, muitas pessoas foram protegidas. Inclusive existe um estudo da revista The Lancet que diz que 15,5 milhões de mortes foram evitadas graças a elas. Ou seja, o momento pandêmico conseguiu se atenuar por causa desses fatores – as duas doses + reforços.
Importância
E a importância da vacinação é tanta que traz diversos benefícios, como a redução do número de casos de doenças, diminuição do número de hospitalizações, redução de gastos com medicamentos, redução da mortandade e a erradicação de várias condições.
No Brasil, foi visto esses benefícios com a erradicação de doenças como poliomielite, varíola, sarampo e rubéola, graças às vacinas. Porém, com a baixa da vacinação, isso foi revertido. O Ministério da Saúde divulgou que em 2016 houve uma queda na imunização, por isso, muitas doenças retornaram a infectar a população. É o caso da poliomielite, da varicela e do sarampo.