ESTUDE NA UNIT
MENU

A asma é uma doença séria e precisa de tratamentos e cuidado: entenda

21 de junho é Dia Nacional de Controle da Asma

às 21h09
Compartilhe:

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica que não pode ser subestimada e precisa de tratamentos e cuidados específicos. O Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado no dia 21 de junho, é um lembrete de conscientização, com a necessidade de prevenir e ajudar pacientes e a população em geral.

A doença causa o estreitamento dos brônquios – região que leva o ar aos pulmões -, dificultando a passagem de respiração, provocando contrações e broncoespasmos. Os bronquíolos, que são ramificações dos brônquios, também podem inflamar, produzindo muco, dificultando ainda mais o funcionamento normal do organismo e da inspiração e expiração.

Os sintomas da asma estão relacionados ao canal respiratório: episódios de falta de ar, tosse crônica, ritmo cardíaco acelerado, irritação na garganta e chiado e aperto no peito. Ela pode ser leve, moderada ou grave, classificada de acordo com sua gravidade. As causas da doença ainda são estudadas, mas é consenso que existem vários fatores, como a genética – histórico familiar de alergias respiratórias -, poluição, pêlo de animais, poeira, fungos, variação climática, alteração emocional e medicamentos. 

E o tratamento age no ambiente externo e organismo de cada paciente. É preciso observar fatores agravantes do caso, tratar com medicação, que pode ser de dois tipos: controladora – que previne o aparecimento de sintomas – e de resgate, para aliviar os sintomas quando se tem a piora. 

Várias medidas também podem ser tomadas para o controle da asma: deixar ambientes da casa limpos e arejados, não usar vassoura para não espalhar poeira, retirar tapetes, carpetes, cortinas e outros materiais que acumulem poeira e evitar o contato com animais são alguns exemplos de controle e prevenção. Conscientize-se: a asma mata, mas tem tratamento e pode ser evitada!

Compartilhe: