ESTUDE NA UNIT
MENU

8 de outubro: Dia do Nordestino

Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser

às 17h32
Compartilhe:

“Sou o gibão do vaqueiro, sou cuscuz, sou rapadura, sou vida difícil e dura, sou nordeste brasileiro […] Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser”, recita Bráulio Bessa em sua poesia “Ser Nordestino”, fazendo referência a essa região tão forte e cheia de história. 

O dia 8 de outubro foi escolhido para homenagear os 9 estados que compõem o Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, juntamente com sua cultura e folclore. A data foi instituída através da lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, em homenagem ao centenário de Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré, poeta e compositor cearense.

O Nordeste é rico em cultura, pratos típicos, paisagens naturais, artistas e estilos musicais que atraem turistas de outras partes do Brasil e do mundo. Essa data, além de ser comemorada com muito orgulho pelos nordestinos, também deve ser utilizada como uma forma de resgatar a história e combater o preconceito.

Compartilhe: