ESTUDE NA UNIT
MENU

31 de maio: Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

O tabagismo causa problemas físicos e mentais

às 14h10
World No Tobacco Day, stop smoking concept, Woman against cigarette.
World No Tobacco Day, stop smoking concept, Woman against cigarette.
Compartilhe:

Diariamente, no Brasil, cerca de 443 pessoas morrem em decorrência do uso do tabaco, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Este número se torna ainda mais alarmante quando observados dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao redor do mundo: 8 milhões de mortes a cada ano. Além disso, o uso diário do cigarro está relacionado ao desenvolvimento de problemas no pulmão e coração, além de alguns tipos de câncer e, ainda, problemas psicológicos.

Todos estes dados reforçam a importância do dia de hoje: 31 de maio, o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco. A campanha foi criada pela Organização Mundial da Saúde, em 1987, com o objetivo de alertar não apenas sobre os riscos de doenças mas, também, sobre a possibilidade de evitar milhares de mortes.

O tabagismo é considerado uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, que é um psicoativo e, por isso, também faz parte dos transtornos mentais e comportamentais, de acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10). 

Compartilhe: