ESTUDE NA UNIT
MENU

2ª Live do projeto Conectando Saberes acontece no próximo dia 23

Palestra sobre ‘Estado, Sociedade e Trabalho’ será transmitida pelo canal do YouTube das unidades do GT; Conectando Saberes ajuda os alunos a se prepararem para o Enade

às 14h12
Compartilhe:

Com a temática “Estado, Sociedade e Trabalho”, a segunda Live do projeto Conectando Saberes do Grupo Tiradentes acontece na próxima quinta-feira, dia 23, às 17h. O evento será transmitido em todos os canais do YouTube do GT (Unit SE, Unit AL e Unit PE) e terá como palestrante o professor Albani de Barroso, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unit/AL e docente nos cursos de Medicina e Comunicação Social. A mediação será feita pelo professor Marcos Junior.

Ainda durante o semestre 2021.2, ocorrerão mais seis lives sobre diversas outras temáticas, sempre às quintas-feiras, no horário das 17h. 

O projeto Conectando Saberes é parte das ações realizadas pelo Grupo em apoio a preparação dos estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e consiste na realização de lives sobre temas relacionados à formação geral e destinados a todos os alunos que farão Enade em 2021. 

De acordo com o professor e palestrante, o Conectando Saberes visa contribuir com reflexões críticas sobre importantes temas da atualidade. “E como o próprio no nome diz, conecta diferentes áreas do saber para analisar os grandes desafios da sociedade”, completa Albani de Barros.

Albani conta que o intuito do projeto é preparar o futuro profissional para uma ação ética, reflexiva e crítica perante as grandes questões que perpassam o mundo contemporâneo e a sua realidade. “E devido a pandemia, as ações do projeto estão sendo realizadas através de lives com convidados especiais que são especialistas nos temas abordados”, explica.

Fortalecendo conhecimento

A condução do projeto é realizada pela Gerência de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes, sob a liderança da professora-doutora Andréa Karla Ferreira Nunes e conta com o apoio de uma equipe de assessores em todas as unidades do GT. 

Conforme Andrea Karla, “fizemos um estudo que identificou as principais dificuldades dos alunos que fazem o Enade e verificamos que eles pedem mais conhecimento em formação geral, baseada em alguns temas do cotidiano e da atualidade. O projeto vem no sentido de fortalecer o conhecimento dos alunos nesses temas, que precisam ser mais aprofundados”.

Enade

O Enade é uma ferramenta de avaliação do MEC direcionada a todos os cursos de graduação no Brasil. Um bom desempenho nele, além de permitir um maior reconhecimento pessoal e para o curso, conferindo ao aluno uma melhor visibilidade e inserção no mercado de trabalho.

O palestrante

O professor da Unit/AL é autor-pesquisador na área do trabalho, já teve publicados os livros “Para Além de Prometeu?”; “Precarização – degradação do trabalho no capitalismo contemporâneo” e “Mercadoria Força de Trabalho”.

Também foi agraciado com o Prêmio Capes de Tese em 2019, menção honrosa em Serviço Social, recebido em razão de sua pesquisa com o título “Prekärer”, que analisa os fundamentos da precarização do trabalho a partir da crítica da economia política.

1º Live

Neste semestre 2021-2, a primeira live ocorreu no dia 3 de setembro, contando com a participação da professora-doutora. Vivianny Kelly Galvão, e abordou a temática ‘Ética, Democracia e Cidadania’. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: