Uma iniciativa com o propósito de apresentar as ações desenvolvidas pelos órgãos de classe e elencar as conquistas profissionais recentes na área da Radiologia. Assim foi o 1º Fórum de Discussão, que apresentou como tema “Conquistas sob o ponto de vista do CRTR 15ª e Sindicato dos profissionais em Radiologia de PE”.
O encontro promovido numa parceria entre a graduação em Radiologia, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT e a Liga Acadêmica de Radioproteção, foi sediado no auditório do Anexo Saúde II, na Caxangá,
Entre os conferencistas, a estudante de Direito, da UNIT, e diretora presidente do Conselho Regional dos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia – 15ª Região, Cassiana Crispim, e do presidente do Sindicato Profissionais de Tecnologia em Imagem Diagnóstica do Estado de Pernambuco, Roberto Rodrigues.
Durante o bate-papo, Cassiana Crispim ressaltou que a nova gestão do conselho está trabalhando para intensificar a fiscalização profissional, principalmente nos serviços de diagnóstico por imagem e escolas de formação profissional, além de reconhecer a importância da UNIT na formação e capacitação dos tecnólogos em radiologia.
Já Roberto Rodrigues salientou as ações do sindicato e as conquistas obtidas em acordos coletivos entre donos de hospitais e profissionais da área de Imagem. “Temos consciência da relevância na criação de um reconhecimento salarial diferenciado para o tecnólogo em Radiologia, além do aperfeiçoamento da prática de estágios, componente fundamental na formação de novos profissionais”, destacou.
O ponto alto do fórum foi marcado pelas perguntas realizadas pelos participantes. A principal delas foi sobre os impactos da reforma da previdência na aposentadoria especial dos profissionais da Radiologia.
“Atualmente existe demasiada burocracia para um profissional da Radiologia se aposentar mais cedo, o INSS faz uma série de exigências que precisam ser revistas, mesmo sendo um direito da classe. Mas, acredito que a reforma da previdência irá preservar o modelo existente para a área”, revelou.
Para o coordenador da graduação em Radiologia, da UNIT, professor Carlos Eduardo, iniciativas como essa servem para aproximar os órgãos de classe dos futuros profissionais e discutir temáticas relevantes à categoria.
“A valorização da categoria se dá quando há aproximação entre os profissionais, o diálogo serve para mostrar que unidos podemos modificar a realidade da área de radiologia. Esse incentivo deve começar no ambiente acadêmico”, finalizou o gestor do curso.