ESTUDE NA UNIT
MENU

18 de outubro: Dia do Médico

Dia de homenagear e reconhecer a importância desses profissionais

às 13h47
Compartilhe:

“Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”, diz um trecho do juramento de Hipócrates, considerado o pai da medicina, feito durante as formaturas dos cursos de medicina de todo o país. Essa é uma das profissões mais antigas do mundo e acredita-se que os médicos tenham surgido ainda na Grécia Antiga, há mais de dois mil e quinhentos anos.

Os médicos, sejam eles cardiologistas, neurologistas, fisioterapeutas ou de outras das diversas áreas existentes (atualmente existem cerca de 55 especialidades e 59 áreas de atuação), são fundamentais para a promoção e manutenção da nossa saúde física e mental. São eles quem dão diagnósticos sobre as enfermidades dos pacientes, orientam os melhores tratamentos, buscam prevenir doenças, acompanham e estabelecem uma relação de confiança com o paciente, visando a melhora do bem estar, qualidade de vida e cura.

O dia 18 de outubro foi escolhido para comemorar o Dia do Médico porque, também nesta data, é comemorado o Dia de São Lucas, um santo que foi médico em vida e é considerado, pelos católicos, o padroeiro dos médicos. Além disso, no dia 18 são promovidas homenagens que buscam o reconhecimento do trabalho prestado por esses profissionais e, ainda, a sua importância na sociedade.

Compartilhe: