ESTUDE NA UNIT
MENU

15 de dezembro é o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura em todo o mundo

às 13h34
A Catedral de Brasília, um dos projetos mais conhecidos do arquiteto Oscar Niemeyer: sua data de nascimento representa a importância da profissão (José Cruz/Agência Brasil)
A Catedral de Brasília, um dos projetos mais conhecidos do arquiteto Oscar Niemeyer: sua data de nascimento representa a importância da profissão (José Cruz/Agência Brasil)
Compartilhe:

O maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer (1907-2012), nasceu em 15 de dezembro. E este é o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A Lei Federal 13.627, sancionada em 2018, fixou a data no calendário oficial brasileiro, sendo considerada pela categoria, além de uma grande homenagem, um mecanismo de valorização da área, que atualmente conta com mais de 202 mil profissionais graduados no país. 

Desse total, mais de nove mil são novos profissionais que entraram no mercado em 2020. As mulheres alcançam a maioria entre os profissionais, com 64%, e arquitetos e urbanistas com menos de 30 anos representam 31% do total. Os dados divulgados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) também apontam crescimento no número de empresas, 4% em comparação com 2019.

Ao longo de sua história no Brasil, e com a contribuição de nomes como Niemeyer, entre tantos outros, a profissão demonstrou sua importância para o planejamento, desenvolvimento e construção das residências humanas nas cidades brasileiras. É uma área que mescla a sensibilidade artística com a técnica científica para proporcionar bem-estar, sem esquecer-se da beleza.

Arquitetos e urbanistas têm por missão também executar o planejamento das cidades, de modo que elas sejam cada vez mais inclusivas e socioambientalmente equilibradas, com maior mobilidade e qualidade de vida. 

Homenagens

A data também marca a fundação do CAU/BR, e isso não foi nenhuma coincidência. Ele começou a funcionar justamente no dia 15 de dezembro, para que a sua implementação fosse no aniversário de nascimento de Niemeyer, referência da Arquitetura brasileira para o mundo inteiro. Este ano, a data marca 114 anos do nascimento de Niemeyer, no Rio de Janeiro, em 1907. 

Ele frequentou a Escola Nacional de Belas Artes em 1929, formando-se arquiteto em 1934, e em seu trabalho como profissional se tornou ícone pelas curvas simples e imponentes de sua arquitetura. Seu trabalho ganhou destaque por ir muito além da funcionalidade e tornar  prédios em esculturas e obras de arte, símbolos da arquitetura moderna no Brasil. 

Foi um verdadeiro gênio brasileiro, reconhecido mundialmente por sua obra, que tem como destaques projetos como o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e a cidade de Brasília, capital federal do país, onde estão suas edificações mais conhecidas: a Catedral de Brasília, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. 

Campanha 2021

Já neste ano de 2021, a campanha comemorativa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista do CAU/BR traz como tema “Arquitetos e urbanistas solucionam os espaços para você viver melhor”. Ela homenageia três outros grandes arquitetos brasileiros que faleceram este ano: o paranaense Jaime Lerner, o capixaba Paulo Mendes da Rocha e o paulista Ruy Ohtake. 

Um vídeo institucional traz alguns trabalhos assinados por eles, além de mostrar projetos de escritórios e jovens profissionais autônomos que vêm se destacando no mercado. A cada ano, a data oficial da Arquitetura e Urbanismo, reafirma a relevância do trabalho destes profissionais. 

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do CAU/BR

Compartilhe: