ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é trainee e quais são as diferenças em relação ao estágio?

É de extrema importância ter uma boa estratégia na hora de procurar uma vaga no mercado de trabalho e para isso, é necessário conhecer as oportunidades possíveis

às 12h03
Compartilhe:

Um currículo de fácil entendimento, mas bastante atrativo, com informações sobre suas experiências profissionais e acadêmicas, como intercâmbios e cursos complementares, pode fazer com que os gestores o enxerguem melhor antes de decidirem de quem será a vaga.

Mas algumas dúvidas ainda são bastante frequentes entre os estudantes do ensino superior. O que é trainee? Qual a diferença entre estágio e trainee? Qual vaga é a mais adequada? É valido lembrar que as duas oportunidades são ótimas para os jovens universitários se inserirem no mercado de trabalho, mas existem diversas características diferentes entre elas.

Nesta matéria você poderá esclarecer as principais dúvidas sobre as diferenças entre esses dois tipos de oportunidades, citando as vantagens e as desvantagens de cada uma. Quer saber mais? Confira!

Quais as diferenças entre trainee e estágio?

Respondendo agora à pergunta que provavelmente está na cabeça da maioria dos estudantes, vamos fazer uma breve comparação entre alguns dos principais pontos que diferem o trainee do estágio.

OBJETIVO DO TREINAMENTO

Trainee: um trainee é treinado para ocupar de forma efetiva algum cargo de confiança dentro de alguma empresa. Normalmente ele é preparado pela empresa para ser um futuro líder.

Estágio: o objetivo do estágio é fazer com que os jovens graduandos coloquem em prática todo o conhecimento teórico adquirido em suas universidades.

FORMAÇÃO

Trainee: para ser um trainee, o ingressante pode estar na fase final da graduação ou ser recém-formado, preferencialmente há menos dois anos.

Estágio: para ser estagiário, o ingressante deve estar cursando a graduação ainda.

CARGA HORÁRIA

Trainee: normalmente, os trainees trabalham as mesmas horas que os demais funcionários da empresa, porém cada empresa pode definir a duração do tempo de trabalho semanal desse tipo de profissional.

Estágio: a carga horária de trabalho de um estagiário pode variar, sendo de 20 horas semanais ou, no máximo, de 30 horas semanais.

VÍNCULO

Trainee: todo trainee é um empregado da empresa como qualquer outro, tendo direito à remuneração, carteira de trabalho assinada, a férias, 13º salário e FGTS.

Estágio: o estagiário, apesar de ser um empregado da empresa, tem seu vínculo firmado a partir de um termo de compromisso e não pela carteira assinada, recebendo salário e tendo direito a férias, mas sem desfrutar de nenhum tipo de direito trabalhista.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

Trainee: em média, um programa de trainee dura cerca de dois anos, porém cada empresa pode definir a duração de acordo com a sua necessidade. No final, todo trainee permanece na companhia independentemente do cargo que assumirá.

Estágio: um contrato de estágio tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. No fim da vigência do contrato, o estagiário pode ou não ser contratado pelas empresas. Geralmente, as companhias de grande porte direcionam os melhores estagiários para vagas formais.

Compartilhe: