ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Enfermagem realizam ação no abrigo Padre Venâncio


às 10h53
Compartilhe:

DSC_0195Histórias de vida reunidas em um mesmo lugar. Anos de dedicação aos filhos e a família, ou a uma profissão, que hoje são boas recordações e motivo de longas conversas com pessoas que dedicam seu tempo para um carinho e atenção.

Assim é a rotina das cerca de 70 idosas abrigadas no Instituto Padre Venâncio, no bairro da Várzea, que nesta terça (28), receberam uma turma de alunos de Enfermagem, da UNIT, para uma tarde cheia de diversão e solidariedade.

Não apenas solidária, mas também, voltada ao bem-estar e aos cuidados com a saúde daquelas que estão na “melhor idade”. A iniciativa organizada pelos estudantes reuniu ações lúdicas, com o intuito de alertar sobre a importância da higiene pessoal na prevenção de doenças.

Todas as idosas receberam kits contendo produtos como sabonete, creme dental e escovas de dentes, xampu e fraldas geriátricas, itens arrecadados em eventos acadêmicos da instituição.

A diretora do Instituto Padre Venâncio, Rosário Costa, agradeceu a iniciativa e afirmou que a palavra felicidade foi a mais repetida pelas idosas após o término do evento. “Foi uma tarde magnífica, como muita organização e um propósito bem definido, trazer um pouco de alegria e diversão para as nossas “senhorinhas”. Sem dúvidas, todas ficaram muito felizes e emocionadas”, contou.

Além da entrega dos donativos, os estudantes realizaram um lanche com bolos, frutas e sucos regionais, obedecendo a uma lista de alimentos que compõe a dieta das senhoras.

Todos os ambientes do Instituto Padre Venâncio receberam decoração colorida, para a encenação de um teatro de fantoches e recital de poesias junto com acompanhamento musical, apresentando o tema “Promovendo os cuidados com a saúde e higiene”.

A aluna Ítala Santos, do 1º período, participou da ornamentação do abrigo e afirma que o evento ampliou as fronteiras da caridade. “Vi gestos de amor através de pessoas que disponibilizaram tempo e humildade. A UNIT se empenha em formar profissionais para que se tornem cidadãos”.

Para não descuidar da vaidade, as alunas de Enfermagem promoveram um momento voltado aos cuidados com cabelo, unhas e pele, com a realização de cortes e oficina de maquiagens.

Gabriela Lopes, 3º período, ajudou na produção do teatro, além das maquiagens e unhas. “Me senti privilegiada de contribuir com a alegria e satisfação das idosas, vendo que realmente elas precisam de uma visita, uma conversa. Atitudes como esta ajudarão muito na nossa formação, permitindo uma visão mais ampla do relacionamento com as pessoas”, contou.

A ação realizada no Instituto Padre Venâncio fez parte da disciplina de Práticas Integradoras, Investigativas e Extensionistas, que busca expandir o conhecimento acadêmico através de iniciativas que beneficiem a comunidade.
IMG_2693IMG_2690IMG_2689IMG_2685IMG_2682IMG_2672IMG_2654IMG_2650

Compartilhe: