ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluno de Direito apresenta trabalho em Portugal

Leonardo Seal abordou o discurso jurídico-político utilizado por jornal pernambucano durante o julgamento da ex-presidente Dilma Rousseff

às 19h10
Compartilhe:

Analisar as decisões jurídico-políticas, traduzidas pelo jornal Folha de Pernambuco, durante o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Este foi o objetivo da pesquisa produzida pelo aluno do 8º período da graduação em Direito, da UNIT, Leonardo Seal.

A relevância e a abrangência do tema levaram o aluno a apresentar o trabalho em um dos maiores encontros de comunicação da Europa, o XV Congresso Internacional da IBERCOM, realizado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Portugal.

Intitulado “Discurso jurídico versus Folkcomunicação: a tradução do jornal Folha de Pernambuco acerca do julgamento de Dilma Rousseff em 2016”, o estudo resultou que a sociedade está sujeita ao poder do discurso das mídias, detentoras do poder da informação.

“O Jornal Folha de Pernambuco destaca-se entre a classe média emergente B, C, D e E. A pesquisa investigou como o periódico “traduziu” as decisões jurídico-políticas acerca do Impeachment da presidente Dilma Rousseff para o público leigo, baseada nos pressupostos de Foucault (2009) e Charaudeau (2016)”, explica Leonardo Seal.

“Observou-se que a sociedade está sujeita ao poder do discurso das mídias, detentoras do poder da informação. O referido jornal leva informações sobre o impeachment de Dilma Rousseff com linguagem acessível para se adequar às demandas do público-alvo, população carente, indivíduos de baixa renda”, complementa o aluno.

Com relação à escolha do tema, Leonardo explica que ele foi desenvolvido pelo Coordenador de Pesquisa e Extensão – COPEX, prof. Pedro Paulo Procópio, por se tratar de um tema de fundamental importância histórica nacional e de interesse da Folkcomunicação.

“Fui convidado para participar da Iniciação Científica, pois eu tinha demonstrado interesse em pesquisa e política. Com isso, pude produzir o artigo conjuntamente com os profs. Pedro Procópio, Suzana Paulino e Sérgio Torres”, revela o estudante.

Para o futuro, Leonardo Seal conta que pretende seguir a área de Direitos Humanos, buscando a realização de um Mestrado logo após a conclusão da graduação.

“Também tenho uma forte atração pela área de Direito Internacional e Comercial, devido a minha primeira graduação em Relações Internacionais e especialização em Comércio Exterior. Contudo, como desejo diversificar a minha atuação profissional, e Diretos Humanos é uma área que gera um grande valor para a sociedade, pretendo segui-la, finaliza o estudante.

Compartilhe: