ESTUDE NA UNIT
MENU

Confira dicas de como estudar com um emprego de tempo integral

Saber conciliar trabalho e estudo é difícil, mas é necessário se você quer avançar na carreira

às 12h21
Compartilhe:

A educação é fundamental se você quer avançar na sua carreira, mas é difícil pensar em voltar a estudar quando já se trabalha. Mesmo que seja difícil conciliar as duas coisas, não é impossível. Leia agora cinco dicas de como conseguir um diploma para dar um impulso na sua carreira.

 1- Organize a leitura
Assim que você receber o material de leitura, divida-o em semanas. Veja quantas páginas você precisa ler e quantos dias você tem para lê-las. É uma boa ideia dividir a leitura em semanas para que a tarefa não pareça muito difícil. Assim, você evita ter uma prova se aproximando e 500 páginas para ler.

2- Aproveite seu tempo de transporte
O brasileiro costuma passar, em média, 1 hora por dia se transportando de um lugar para o outro. Você pode aproveitar esse tempo para colocar seus estudos em dia, e isso não significa estudar e dirigir. A maioria dos livros vem com CDs que podem ser ouvidos no carro. Se o seu material é digital, há aplicativos como o Play Books são capazes de lê-los em voz alta. Existem também programas para transformar textos em áudios.

 3- Mantenha o conteúdo próximo
Tente ter conteúdo perto de você sempre. Mesmo algo simples como uma notinha para revisão já serve. Existem vários pequenos momentos no dia-a-dia em que você pode usa-los (esperando no médico, esperando na fila de uma loja). Quanto mais tempo de estudo você conseguir encaixar no seu dia, menos tempo será gasto estudando a noite, quando você poderia estar com a sua família ou fazendo coisas mais interessantes.

4- Faça um sacrifício por dia
Para completar seu curso você terá que fazer sacrifícios. A dica é sacrificar atividades que afetam apenas a você, como assistir à televisão, ao invés de deixar de passar tempo com família e amigos. Com uma hora por dia que você usaria para assistir TV, é possível terminar com calma as leituras do ano.

5- Planeje um dia de estudo antes da prova
No dia (ou semana) da prova, todo mundo fica um pouco mais estressado. Se você puder, tire um dia de folga antes da prova. Mesmo se você estiver confiante nos seus estudos, tirar um dia de folga ajuda a manter os níveis de estresse baixos e abre a chance de revisar algum livro. Na pior das hipóteses, você terá tempo de ler 500 páginas que ficaram para trás.

Compartilhe: