ESTUDE NA UNIT
MENU

Vale a pena fazer Enfermagem? Descubra se esse é o curso certo para você

Conheça mais sobre o curso, perfil profissional e área de atuação para saber se é a hora certa para ingressar nessa carreira

às 13h50
Compartilhe:

A carreira em Enfermagem, apesar de muito antiga, é ainda bastante requisitada no mercado de trabalho. A função do enfermeiro é essencial para o bom funcionamento de hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, etc. É um trabalho que exige dedicação e pode ser muito gratificante para quem tem gosto por cuidar dos outros. Mesmo sendo uma carreira tradicional, muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena investir no curso de Enfermagem.

Se você está pensando em estudar Enfermagem, conheça um pouco mais sobre esta faculdade e que tipo de profissional ela forma.

O que se estuda em Enfermagem?

Por se tratar de um curso na área da Saúde, existem muitas disciplinas sobre o funcionamento do corpo humano e suas características. No entanto, o foco principal da faculdade de Enfermagem está no atendimento aos pacientes e nas técnicas de assistência hospitalar e pré-hospitalar.

Algumas matérias tratam dos primeiros atendimentos a um paciente e como socorrer vítimas de catástrofes. Outras apresentam as metodologias de assistência a pacientes em diferentes situações: internados em hospitais, em centros cirúrgicos, em estado crítico, em recuperação pós-anestésica, etc. O currículo da graduação mescla disciplinas teóricas e atividades práticas. Os alunos têm a oportunidade de praticar os procedimentos aprendidos e estar em contato com pacientes.

Perfil profissional do enfermeiro

Quem resolve encarar esta profissão deve estar preparado para lidar com pessoas em situações de extrema fragilidade. O enfermeiro fica em contato direto com pacientes durante exames, tratamentos e cirurgias e presta todo tipo de assistência.

Um bom profissional de Enfermagem deve ter vontade de ajudar o outro e de melhorar as condições de saúde dos pacientes.  Além disso, é preciso ter um bom equilíbrio emocional para confortar e orientar pacientes e seus familiares.

Onde um enfermeiro pode trabalhar?

O enfermeiro é o profissional que cuida de pacientes para aliviar seu sofrimento, protegê-los de doenças e ajudá-los a recuperarem a saúde. Seu trabalho envolve desde atividades bem simples, como medir temperatura e aplicar injeções, até auxiliar médicos durante cirurgias e cuidar de pacientes com alto grau de complexidade.

O enfermeiro é um profissional muito requisitado em diversas instituições de saúde, como hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios de exames médicos, etc. Mas estes não são os únicos lugares em que um enfermeiro pode trabalhar. Ele encontra oportunidades de emprego em empresas de diversos setores e pode ainda prestar assistência domiciliar, o chamado “home care”, que vem ganhando muito espaço no mercado de trabalho.

Conheça algumas das diversas áreas em que um enfermeiro pode atuar:

  • Hospitalar – atua em diversas instituições de saúde públicas e privadas auxiliando médicos, prestando os primeiros socorros a pacientes, mantendo os prontuários atualizados, administrando medicamentos e muito mais.
  • Geriátrica – especializado no atendimento de pessoas idosas. Pode trabalhar em hospitais, clínicas de repouso e asilos. Também presta atendimento domiciliar.
  • Cirúrgica – auxilia médicos durante cirurgias. O enfermeiro prepara os pacientes, explica os procedimentos, testa os equipamentos que serão utilizados, esteriliza os instrumentos e também é responsável pelos cuidados pós-operatórios.
  • De Resgate – atende vítimas no local de acidentes ou calamidades. Integra equipes de salvamento para prestar os primeiros socorros, analisar as condições dos pacientes e transportá-los de maneira segura até um hospital.

Onde estudar Enfermagem

Se você está decidido a estudar Enfermagem é importante buscar um curso que seja reconhecido pelo MEC, assim você garante que seu diploma terá validade no mercado de trabalho.

Para conhecer a graduação em Enfermagem da UNIT, acesse a página do curso clicando aqui.

Compartilhe: