ESTUDE NA UNIT
MENU

Oito alunos de Biomedicina aprovados na Fiocruz

Após vencer concorrência, estudantes selecionados para estágio vão atuar com pesquisas em um dos mais importantes laboratórios do Brasil

às 18h34
Biomedicina - Aprovados em seleção, alunos vão atuar com pesquisa na Fiocruz
Biomedicina - Aprovados em seleção, alunos vão atuar com pesquisa na Fiocruz
Compartilhe:

Uma das mais recentes áreas do campo das ciências da saúde, a Biomedicina ainda desperta a curiosidade dos candidatos a ingressar em uma faculdade, e que na maioria das vezes, não decidiram qual carreira seguir ou quais as atribuições do profissional biomédico.

Um aspecto importante da carreira do biomédico é a possibilidade de trabalhar com pesquisas, constituindo uma importante fonte de conhecimentos em saúde, fundamental para a produção de medicamentos e cura de doenças.

E foi por conta do interesse em atuar nesta área, que oito estudantes da graduação em Biomedicina, da UNIT, acabam de ser aprovados como estagiários da Fiocruz Pernambuco/Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM).

Fundado em 1950, por iniciativa de pesquisadores que pretendiam desenvolver estudos sobre doenças endêmicas, o CPqAM hoje é referência na Região Nordeste em pesquisa e ensino visando a prevenção e controle de patologias agudas e crônico-degenerativas.

Integram o time de novos estagiários do laboratório, os alunos Amanda Louyze; Athos Samuel; Bruno Henrique; Danyele Costa de Mello; Luanna de Angelis; Maria Gabriella; Neilla Carolina e Rodrigo Soares.

Para os aprovados é quase consenso que a base sólida de conhecimentos nos períodos iniciais da graduação na UNIT, foi um dos motivos para o bom resultado. “Além das aulas, as atividades de pesquisa agregaram bastante ao nosso histórico, o que terminou tornando-se um grande diferencial para conseguir a aprovação”, ressalta Danyele Mello.

“Iniciativas como a Semana de Pesquisa e Extensão – SEMPEx, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e palestras com especialistas, servem como motivação para que os alunos busquem conhecimento que vai servir futuramente. E isso me ajudou bastante a conseguir realizar meu objetivo”, detalha Luanna de Angelis.

Entre as áreas de atuação de pesquisa, os novos estagiários destacam aquelas que podem ser os futuros campos de atuação. “Eu escolhi a perícia criminal por me inspirar em seriados americanos de tevê, que mostram a atuação de profissionais biomédicos na análise de impressões digitais e vestígios deixados em cenas de crimes, possibilitando a elucidação destes casos”, conta Maria Gabriella.

Já para Athos Lucena, a Medicina Tropical ainda é um ramo a ser desvendado, mas que aos poucos começa a despertar o interesse no aluno. “Vi que as doenças negligenciadas, como a tuberculose, são um vasto campo de estudo. Creio que à medida que for avançando e me aprofundando nas pesquisas, terei escolhido o caminho certo”, finaliza.

Compartilhe: